Manhuaçu: SAAE divulga resultados de análises de água

Nesta semana, o SAAE Manhuaçu divulgou no site oficial os resultados das análises de água, de maior abrangência, realizadas semestralmente por um laboratório terceirizado (certificado pela ABNT em Minas Gerais).

O objetivo do diagnóstico é garantir ainda mais o padrão de potabilidade e de segurança da água fornecida à comunidade.

Segundo o Chefe do Setor de Tratamento e Controle de Qualidade, Heliton Bassoto, as análises abrangem vários parâmetros e tipos de procedimentos impostos por lei. “São consideradas as análises de agrotóxicos, radioatividade, padrões organolépticos da água, padrões físico-químicos e microbiológicos. Sendo assim, contempla todos os parâmetros que a legislação vigente exige para cumprimento e têm com finalidade dar mais segurança e respaldo no trabalho que o SAAE vêm desempenhando. ”

RESULTADOS

Bassoto ainda ressalta que todos os parâmetros têm seus valores estipulados e nessas análises a obrigatoriedade se aplica entre medidas máximas e inferiores. “O que o SAAE sempre se preocupa é em saber se esses valores fogem do que a legislação permite, ou se estão fora dos aspectos que possam gerar algum risco à saúde das pessoas, o que não ocorre. Felizmente, todas as análises saem com resultados dentro dos padrões de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde. ”

É importante lembrar que, a água para consumo tem que estar em constante vigilância, porque a mesma pode apresentar constantes mudanças. Para isso, o SAAE já realiza o trabalho de análises desenvolvidas na ETA de Manhuaçu, onde são retiradas diversas amostras em pontos específicos, de maior movimento e consumo, da cidade e distritos, semanalmente. Além disso, a água distribuída à população é uma água monitorada a cada duas horas (trabalho efetuado pelos operadores de ETA).
Já as análises semestrais englobam mananciais, poços, nascentes, captação de água brutas, calhas parshall e água tratada.

Os laudos completos com os respectivos resultados foram divulgados no site do SAAE (www.saaemanhuacu.com.br)

Assessoria de Imprensa  – SAAE Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *