Reunião discute ações para o dia de luta da população em situação de rua

Evento acontecerá no próximo dia 19 de agosto (sexta-feira) e oferecerá exames e outros serviços para essa população

Foto: SECOM

Reunião realizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Manhuaçu na última terça-feira (09/08) discutiu os preparativos para o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua, que acontecerá no próximo dia 19 de agosto. A ação será realizada em parceria entre a câmara municipal e a prefeitura de Manhuaçu, de 08 às 12h00.

Os vereadores Allan do Alaor (PSC) e Administrador Rodrigo (DC) e o diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, representaram a casa do legislativo na reunião. O encontro contou com a participação de representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Cadastro Único (CadÚnico) e Auxílio Brasil, do Cras, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS)

A reunião definiu a produção de material de divulgação para as ações que serão realizadas no dia e para a sensibilização da população do município. Serão produzidos vídeo e folder com informações sobre os serviços que serão disponibilizados.

O evento acontecerá das 8h às 12h do dia 19 de agosto e irá oferecer à população em situação de rua exames de Doença Sexualmente Transmissível (DST), pressão, glicose e haverá também a distribuição de preservativos e lanches. Na ocasião, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disponibilizará serviço de corte de cabelo e o Cras atendimento técnico para a população. As ações acontecerão na rodoviária de Manhuaçu, na Rua Herondino Pereira Xavier, rua do supermercado Paxá, próxima ao colégio Tiradentes, e na Praça Doutor César Leite, a praça do hospital.

Ressocialização

O vereador Allan do Alaor foi o autor do projeto de lei número 38/2022, que propôs a realização do dia que destaca a luta da população em situação de rua. A intenção da lei que instituiu o 19 de agosto como o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua é dar visibilidade a essa população e discutir formas de ressocializá-la.

Importante ressaltar a diferença entre pessoas em situação de rua e os usuários de substâncias psicoativas, grupos que são confundidos com frequência. Pessoas em situação de rua são definidas como um grupo populacional que se caracteriza por “pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória” (artigo 1º, parágrafo único, da Política Nacional para a População em Situação de Rua – Decreto 7.053/2009). Já os usuários de substâncias psicoativas são pessoas que usam drogas.

Participaram da reunião Ana Helena Pazeli (representante jurídica do Creas), Anderson José Knupp (coordenador do CadÚnico e Auxílio Brasil), Andressa Liparizi (coordenadora do Cras), Elaine Amorim (coordenadora do Nasf) , Amadeu Caldeira Dutra Brandão (coordenador do Creas), Uênia Alves (assessora técnica da SMTDS), Eleni de Jesus (secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social), Ana Paula Leite Moreira (secretária executiva dos conselhos vinculados à SMTDS) e Egilson Praça (educador social do Creas).

Informações SECOM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *