Atendimentos da UAR serão realizados na UAI a partir da próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/08) os atendimentos dos casos de Covid-19 e síndrome respiratória serão realizados na UAI (Unidade de Atendimento Intermediário). A fusão das unidades, que já estava planejada para acontecer, acontece neste momento em que o número de atendimentos na UAR teve uma leve queda.

A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, explica que desde o momento em que se pensou na criação da UAI, havia esse entendimento de unir os atendimentos em uma só unidade de saúde. “Este era o propósito desde o começo, sabemos que a Covid-19 não acabou totalmente, mas diante do governo federal ter decretado o fim da situação de emergência por conta da Covid-19, a doença passou a ser considerada uma doença respiratória comum, que teremos que a aprender a conviver com ela, assim como a gripe. Então a partir deste momento, as unidades estarão integradas, até mesmo para facilitar o atendimento aos usuários”.

A diretora das unidades, a médica Márcia Giovane Rodrigues da Silva, explica que os usuários não precisam ficar receosos em procurar a UAI por conta da Covid-19. “Os atendimentos serão feitos levando em conta todo um protocolo sanitário, a fim de evitar que pessoas que não estejam infectadas por Covid-19 contraiam a doença. Estaremos com uma triagem única, que irá separar os atendimentos de sintomas respiratórios dos demais casos e também será ampliado o número de funcionários nos outros setores. Temos disponível um local de isolamento para pacientes em observação com Covid-19 e outras condutas”.

Ainda sobre os atendimentos, Márcia Giovane destaca que o uso de máscara ainda será obrigatório na unidade. “Quanto as outras medidas de proteção coletiva e individual, continuaremos exigindo o uso de máscaras nas dependências da UAI, estaremos disponibilizando aos funcionários as máscaras N95 e álcool 70%, que estarão distribuídos por vários postos”.

UAI
A UAI está localizada no prédio do antigo da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Melin Abi-Ackel, nº 600, bairro Todos os Santos) e funciona 24 horas por dia, atendendo os casos não urgentes, como crises de diabetes e hipertensão, suturas de pequenos cortes, hidratação com soro, diarréia, vômito, entre outros e agora também Covid-19 e síndromes respiratórias.

A Unidade de Atendimento Intermediário (UAI) atende exclusivamente os residentes de Manhuaçu, já os residentes em outros municípios devem procurar suas respectivas unidades de saúde.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *