4º caso de cura do HIV no mundo recebeu transplante de medula

Médicos norte-americanos acabam de anunciar o quarto caso de cura do HIV no mundo. Desta vez trata-se de um homem que convive com o vírus desde a década de 1980.

O paciente também tinha leucemia e passou por um transplante de medula óssea de um doador resistente ao HIV e está há 17 meses em remissão, afirmam os responsáveis pelo tratamento.

O quarto caso de cura do HIV foi apresentado na conferência Aids 2022, em Montreal, no Canadá. Ao comentar o anúncio, Sharon Lewin, presidente da Sociedade Internacional da Aids, disse: “A cura continua sendo o Santo Graal da pesquisa do HIV”.

O transplante

O quarto paciente curado recebeu o transplante de medula óssea não para tratar o HIV, mas porque desenvolveu leucemia aos 63 anos. Hoje ele tem 66.

A equipe médica responsável pelo tratamento decidiu que ele precisava do transplante para substituir sua medula óssea doente por células normais. E por coincidência, o doador era resistente ao HIV.

O paciente foi monitorado de perto após o transplante, e seus níveis de HIV se tornaram indetectáveis ​​em seu corpo e permanecem assim há quase um ano e meio.

“Ficamos entusiasmados em informá-lo que seu HIV está em remissão e que ele não precisa mais tomar a terapia antirretroviral que estava usando há mais de 30 anos”, disse Jana Dickter, infectologista do hospital City of Hope.

Depois disso, o paciente de 66 anos, que pediu para não ser identificado, parou de tomar medicamentos para o HIV.

Só Notícia Boa

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *