1º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais é realizado em Manhuaçu

22-06-22-encontro mulheres 2 22-06-22-encontro mulheres
<
>

Com o tema: ‘Por terra, água e agroecologia’, o 1º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu com expressiva participação e animada programação, no último sábado, 18/06, no Centro Pastoral Bom Pastor, no Bairro Matinha.

Realizado pelo STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu), o encontro teve início às 8h da manhã e integra uma das ações preparatórias para a 7ª edição da Marcha das Margaridas, prevista para ocorrer em agosto de 2023, em Brasília (DF).

Participaram da Mesa Diretora, o Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; Coordenadora das Mulheres do Leste de Minas da FETAEMG, Silvana Damasceno Gomes Labanca; Representante do MAM, Anda Cristina da Silva Quintino; Presidente da Associação de Mulheres de Monte Alverne, Valéria Aparecida de Lima; Pres. da Ass. de Mulheres de São Sebastião, Ana de Souza Lima; Presidente da ACEAS, Andréia Luiza Alves de Melo; Gerente do SICOOB Credilivre, Lígia Conchitta, e Gerente de Negócios da CRESOL, Elizabeth Fialho.

Marcha das Margaridas 2023

Na abertura do inédito evento, foram apresentadas informações sobre a vida, luta e morte de Margarida Maria Alves, sindicalista paraibana de Alagoa Grande, assassinada em agosto de 1983, no quintal de casa, à frente do filho, por lutar por direitos dos trabalhadores.

Diante deste bárbaro crime e com o propósito de fortalecer cada vez mais a união dos trabalhadores pelo acesso aos direitos constitucionais, o movimento Marcha das Margaridas surgiu, com a 1ª edição ocorrendo em 2000, reunindo mais de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil. sA marcha se repetiu em 2003, 2007, 2011 e 2015, quando se reuniram

cerca de 100 mil participantes.
A Diretora do Sindicato, Dayse Dias Muniz, se pronunciou sobre a importância desta mobilização nacional e as atividades de Manhuaçu para reforçar a luta pelos direitos de quem trabalha no campo.

Por terra, água e agroecologia

A palestra com o tema ‘Por terra, água e agroecologia’, foi ministrada por Teresinha de Souza Trindade, agricultora familiar, residente no Córrego Funil, em Simonésia, conhecida por sua atuação na Secretaria de Mulheres da CUT Minas e ex-presidente do SINTRAF Simonésia.

Após a palestra, os participantes dividiram-se em grupos de estudos, com eixos temáticos estabelecidos para elencar propostas para a próxima edição da Marcha das Margaridas. Os temas discutidos foram: Violência Doméstica, Feminismo x Sindicalismo, Agroecologia e Mineração.

A animação musical ficou por conta do cantor Gabriel, e, sorteios brindaram os participantes.
O Presidente Marco Antônio Domingos elogiou o comparecimento e agradeceu à equipe de colaboradores, juntamente com a Diretoria e Conselho, pelo empenho e dedicação com o evento. ‘Recentemente, a Diretora do Sindicato, Dayse Dias, atendeu ao convite da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e participou de reunião preparatória para a Marcha das Margaridas 2023, em Brasília, e, em seguida, ela trouxe a ideia da realização deste encontro das trabalhadoras rurais que realizamos em Manhuaçu. O tema por terra, água e agroecologia é muito significativo e tem sido grande foco do movimento sindical em si, mas muito mais evidenciado pelas trabalhadoras rurais. O mérito é todo delas, que sempre se preocuparam com produção diversificada e sem uso de veneno. A mulher está um passo à frente dos homens, quando se trata da preocupação com a vida, em sua totalidade, preocupando-se com o planeta e a vida do ser humano’, pontuou.

Thomaz Jr.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *