Manhuaçu: infestação do Aedes aegypti diminui, mas ainda requer muito cuidado

De acordo com Levantamentos Rápidos do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o município se encontra em médio risco, segundo dados preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar dos números apresentarem queda, a população deve ficar em alerta, principalmente devido aos casos positivos constatados.

Esta semana, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Muniz, apresentou balanço do LIRAa. O estrato 2, que corresponde a região central da cidade, abrangendo ainda os bairros Alfa Sul, Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha, por exemplo, é o que mais preocupa, com índice 4,9%

“Depósitos fixos, como lajes, sanitários e caixas de descarga são os principais criadouros do Aedes nesses bairros. Estamos intensificando o nosso trabalho, mas a população precisa fazer a sua parte. Só o poder público não consegue vencer essa guerra. Enquanto as pessoas não se conscientizarem, os casos de Dengue irão aumentar”, disse Emilce.

Em seguida, o estrato 3, que corresponde os bairros Matinha, Bom Pastor, Pinheiro, Operários e Colina, por exemplo, aparece com índice 3,7%. A região com melhores números, mas ainda considerados altos, é o estrato 1, onde estão os bairros Vista Alegre, Lajinha, Santa Luzia e Bela Vista, com 2,2%.
No total, Manhuaçu apresenta índice de infestação a 3,6%. Número bem inferior aos 9% de janeiro deste ano. Ainda assim, os dados atuais estão muito acima do que é considerado ideal, de até 1%.

“Para diminuirmos o índice, estamos aplicando inseticida em sistema de UBV leve com utilização de bombas costais motorizadas, no intuito de controlar casos suspeitos e confirmados de dengue em todos os bairros, principalmente onde o índice está mais alto. Além disso, é importante que a população faça a sua parte”, concluiu Emilce.

Mesmo com a aplicação do inseticida é preciso não deixar água parada e continuar com os cuidados que podem ser conferidos AQUI > https://bit.ly/3k2aZbA

Combater o Aedes aegypti é uma tarefa de todos!

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *