Colegiado de Saúde Mental da SRS se reúne em Manhuaçu 

Foto: Prefeitura de Manhuaçu

Membros do Colegiado de Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu se reuniram na manhã desta terça-feira (29/03), no Auditório da Secretaria de Saúde de Manhuaçu, para debater assuntos relacionados a rede atenção psicossocial da microrregião. Estiveram presentes representantes do serviço de saúde mental dos 34 municípios integrantes da Regional.

A Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia abriu a reunião e deu as boas vindas aos membros do colegiado e destacou que este é um momento importante, já que está sendo instalado uma nova rede de assistência em saúde na região. “Nada melhor do que a gente sentar com todas as pessoas e órgãos envolvidos, para entendermos e saber qual a porta de entrada, como vai encaminhar e saber da dificuldade de cada um. Temos dificuldades, mas temos que fazer sugestões, trazer novas visões. É gratificante poder receber essa equipe para a gente discutir, porque se temos uma rede bem desenhada, se sabemos aonde vai, o nosso usuário será melhor atendido”.

A referência em saúde mental da SRS Manhuaçu Marcos Alexandre explica sobre a importância desse colegiado para avaliar e desenhar políticas públicas para a rede de assistência. “Durante a pandemia a gente ficou muito limitado a reuniões online e também os serviços de CAPS, que são especializados e estratégicos em saúde mental, teve que aprender a conviver com a ausência de permanência dia do usuário, então foi uma luta e muitas pontas ficaram abertas. Agora com o retorno das atividades presenciais, nós estamos aqui alinhando um dos nossos componentes que é o leito de retaguarda em Hospital Geral. O colegiado existe desde 2016 por resolução, onde a gente troca ideias, informações, estuda casos, mas também é de cunho de educação permanente em saúde mental, por isso que os 34 municípios estão representados aqui, onde a gente busca alinhamento das ações”.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *