Academia Manhuaçuense de Letras retoma reuniões presenciais

Foto: Carlos Henrique Cruz

A primeira reunião da Academia Manhuaçuense de Letras (AML), em 2022, foi promovida na noite de terça (15/03) no Palácio da Cultura, sob o comando do acadêmico SJ de Moraes. Foi a primeira sessão presencial após dois anos de pandemia.

A Academia Manhuaçuense de Letras não ficou parada, mas as reuniões presenciais foram interrompidas desde março de 2020, com as medidas restritivas por causa do coronavírus.

A noite especial de retomada das reuniões presenciais contou também com a palavra do Pastor Márcio Melo, da Primeira Igreja Batista de Manhuaçu. “Somos um município de gente trabalhadora. De gente que semeia, principalmente, a cultura. E como diz a frase que está gravada nessa nobre Academia: ‘Aqueles que semeiam a cultura não morrem, tornam-se imortais’. Que Deus abençoe Manhuaçu. Que Deus abençoe a Academia Manhuaçuense de Letras”, frisou.

Na abertura da sessão, o presidente fez a apresentação do planejamento de atividades para o ano, que inclui a realização de vários eventos e uma atuação ainda mais incisiva da ALM junto ao segmento cultural da cidade.

“Queremos uma Academia bastante participativa. De portas abertas, como é nossa proposta”, disse SJ de Moraes, explicando que a entidade tem entre seus objetivos, apresentar a história do município e seus protagonistas, motivar os estudantes para a prática da leitura e da produção literária, revelando novos talentos.

SJ de Moraes e o vice-presidente Sérgio Alvim destacaram as obras de reforma realizadas nos últimos dois anos, pontuaram dificuldades estruturais do prédio e a necessidade de apoio para a manutenção do local aberto ao púbico.

Nesses dois anos, destacou Sérgio Alvim, aconteceram eventos como a apresentação da Folia de Reis, a comemoração “Não deixe o samba morrer” e o lançamento de um livro Breviário Julimariano. A AML também estreitou laços de relacionamento e parceria com o Arquivo Histórico de Rio Casca e outras entidades culturais.

Ainda foram feitos agradecimentos especiais aos jovens Willian e Emerson Reis que têm contribuído para o resgate histórico e organização do acervo do Palácio da Cultura.

APOIO

A reunião também contou com a presença da vereadora Eleonora Maira e o Secretário de Cultura e Turismo Silvério Afonso Júnior.

Eles reforçaram o apoio às atividades da AML e garantiram também o incentivo para o funcionamento pleno do espaço para receber a comunidade e, em especial, estudantes.

“Assumimos em meio à pandemia e não tivemos mais reuniões. Venho aqui reforçar que a Prefeita Imaculada e a nossa secretaria estamos prontos para ajudar nos projetos da Academia. Queremos fazer uma parceria produtiva para a Cultura de Manhuaçu”, pontuou.

No encerramento da reunião, o presidente SJ de Moraes também apresentou o calendário de sessões deste ano e citou alguns eventos programados nessa nova fase.

Carlos Henrique Cruz 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *