Manhuaçu: 2 anos sem registro de feminicídio

Neste dia 22/12, a Comarca de Manhuaçu comemora o marco histórico de 2 anos sem registros de feminicídio. Enquanto no BRASIL os índices de violência doméstica, em razão da pandemia da COVID-19, aumentaram, Manhuaçu foi na contramão da realidade nacional. Esse marco demonstra que estamos no caminho certo, e os desafios para 2022 são ainda maiores: multiplicar os dias sem ocorrência desse bárbaro crime e criar novas estratégias para o enfrentamento deste problema mundial chamado “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”.

Em Manhuaçu, à frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, está a Delegada Dra. Adline Ribeiro, que conta com a equipe de policiais: Ana Rosa Campos, Luis Guilherme dos Santos Azevedo e Renata dos Santos Paula. A estratégia da Delegacia da Mulher é apostar em respostas rápidas para os casos envolvendo violência doméstica, nos eixos: 1-Prevenção/conscientização da população; 2- Foco nas formalizações das medidas protetivas de urgência; 3- Investimento em políticas públicas (projeto “FRIDA”, “Diálogos Sobre Masculinidades” e “Elzas”; 4- Resposta rápida na prisão de crimes graves e descumprimento de protetiva; 5- Alinhamento com a PPVD (PM) e com a rede de apoio para a proteção integral das meninas e mulheres vítimas de violência doméstica; 6- Celeridade na conclusão dos inquéritos para a rápida punição dos agressores na seara criminal.

A PPVD de Manhuaçu atua tanto isoladamente, quanto em conjunto com a DEAM DE MANHUAÇU, sendo que compõem a equipe, atualmente, o Sargento Ailton e a Cabo Elenice. A PPVD realiza monitoramento dos casos, com visitas aos agressores e às vítimas. O serviço da PPVD não se limita ao importante monitoramento, sendo que ainda realiza análise dos casos mais críticos e encaminha as vítimas para a Delegacia da Mulher. Nesse sentido, os policiais da PPVD incluem essas vítimas em um relatório de risco. A PPVD, na prática, realiza um serviço de prevenção e de vigilância constante. A patrulha fica, exclusivamente, atendendo a esses casos de segunda a sexta, sendo que, estatisticamente, contribuiu para o trabalho que vem sendo realizado, já que, desde a implementação da PPVD, o impacto foi sentido na queda dos crimes envolvendo violência doméstica. Os policiais da PPVD realizam troca diária de informações com a equipe da DEAM, sendo que inclusive prisões são realizadas em ações conjuntas. A Polícia Militar da região, na verdade, atua com empenho e compromisso ímpar ao lidar com esses casos.

Além da DEAM e da PPVD, toda a rede de apoio trabalha na mesma sintonia, e todos são atores fundamentais para o marco de 2 anos sem feminicídio na Comarca de Manhuaçu. Temos uma comarca com um Ministério Público e um judiciário atuantes, onde as protetivas são analisadas, expedidas e entregues para as vítimas e autores em prazo recorde. O CREAS, CRAS e Conselho Tutelar também atuam com protagonismo.

A imprensa, parceira desse trabalho que vem recebendo destaque nacional, coloca em suas pautas, quase que semanalmente, matérias de conscientização, o que fomenta a denúncia.

A comarca de Manhuaçu foi consagrada com 5 prêmios em razão desse trabalho, sendo que o mais recente foi o prêmio “Innovare”, entregue pelo Ministro Dias Toffoli, em sessão solene realizada no dia 07/12.

Esse trabalho precisa ser comemorado com a sociedade!

Estamos certos de que a luta não para por aqui e ainda há muito o que se fazer. Avante!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *