Conferência Municipal de Educação é realizada em Manhuaçu

Foto: Prefeitura de Manhuaçu

A 2ª Conferência Municipal de Educação de Manhuaçu foi realizada nesta quinta-feira (16) em Manhuaçu. Conforme deliberações da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, a Conferência foi realizada de forma virtual e teve como tema o “Plano Estadual De Educação – Inclusão, Equidade e Qualidade Social: compromisso com o direito e a defesa da Educação democrática, gratuita, inclusiva, laica, popular, pública e presencial com segurança para todas as pessoas”.

O tema abordado na Conferência foi escolhido pelo Conselho Nacional de Educação que será discutido em todas as etapas municipais, territorial, estadual e Nacional, e foi trabalhado em eixos. “Espero que todos apresentem as suas ideias de forma clara e sucinta para que sejam aproveitados tanto a nível territorial, estadual e Nacional. Esta é a oportunidade de apresentar as nossas propostas, as nossas ideias e tudo aquilo que nós pensamos a respeito desses seis eixos que foram colocados à nossa disposição. Bom dia e bom trabalho a todos!”, disse o Secretário de Educação, Eduardo de Magalhães Portilho, em vídeo de abertura.

A Prefeita Imaculada também falou aos participantes por meio de vídeo e destacou que a pandemia trouxe grandes desafios para educação que foram e que ainda precisam ser superados. “Espero que desta conferência saiam propostas positivas para a nossa educação. Nós sabemos das dificuldades, pois o que nós enfrentamos nos dois últimos anos, com alunos fora de sala, professores dando aula online e temos a consciência de que foi muito difícil para vocês e o quanto está sendo para nós também. Vamos nos programar para o ano de 2022, para começarmos o ano com muita garra, com muita força, trabalhando para que esses alunos que estão hoje fora de sala de aula, a evasão escolar a gente sabe que está grande, muitos alunos ainda não voltaram totalmente e precisamos mudar isso. Precisamos unir as nossas forças para fortalecermos a nossa educação”.

Ainda na abertura dos trabalhos da Conferência, a representante da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Juliana Faria Conrado, falou sobre a oportunidade dos participantes exporem suas ideias. “Sabemos que a educação é o principal meio para a promoção da cidadania, por isso a importância da Conferência Municipal de Educação, para que os respectivos representantes da sociedade que são cada um de vocês, possam de forma democrática estudar dialogar e analisar os eixos propostos, buscando uma verdadeira inclusão, equidade e qualidade social, conforme proposto no plano Estadual de Educação que será apresentado para todos vocês no decorrer da conferência. Aproveitem essa oportunidade que lhe foi dada, por que a Conferência Municipal é o primeiro passo e tem por finalidade mobilizar e propor políticas públicas educacionais, referente a fase preparatória para a realização da conferência territorial, estadual e nacional. Esse momento é único, por isso é muito importante a sua participação nessa construção”.

A Conferência foi realizada com o apoio tecnológico da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *