População deve ficar atenta e não deixar de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Foto: SMS Manhuaçu

O município de Manhuaçu concluiu nesta segunda as chamadas para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A partir desta terça-feira (30) toda a população com 18 anos ou mais que tomou a primeira dose da Astrazeneca até 06 de setembro, deve ir até um Posto de Saúde para receber a segunda dose. Por isso é importante que todos estejam atentos e confiram o seu cartão de vacina.

Outro público que também deve ficar atento para o prazo da segunda dose, são as pessoas com 12 anos ou mais, vacinadas com a primeira dose da Pfizer até 09 de novembro. O intervalo entre as doses da Pfizer diminuiu, confira o seu cartão de vacina.

Já a terceira dose é para aqueles que tomaram a segunda dose das vacinas Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac até 29 de junho e os imunossuprimidos vacinados com a segunda dose até 29 de outubro.

Aonde ir

Para receber a primeira, segunda ou terceira dose, o público deve ir até um posto de saúde ou no Auditório do SUS, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, levando cartão de vacina e um documento com foto e CPF. Confira o seu cartão de vacina e não deixe de se vacinar, pois somente com vacina é que estamos protegidos contra a forma mais grave da doença.

A segunda dose da Coronavac para as pessoas que tomaram a primeira até 11 de novembro está sendo no Auditório do SUS, assim como a aplicação da terceira dose para os profissionais de saúde que tenham tomado a segunda dose até 25 de junho. Ambos os públicos podem ir até o local de segunda a sexta-feira, de 8 às 13 horas, levando o cartão de vacina e um documento com foto e CPF.

Janssen

Na última quinta-feira (25) o Ministério da Saúde por meio de nota técnica definiu como os municípios devem proceder sobre a aplicação da dose de reforço para os vacinados com a Janssen.
Na nota, o Ministério da Saúde orienta que todos que receberam a vacina da Janssen deverão receber uma dose de reforço entre dois a seis meses após a sua aplicação. O documento também diz que mulheres que tomaram a vacina da fabricante e que estiverem grávidas, devem ser vacinadas com a Pfizer.

O documento também diz que existem 2 milhões de doses da Janssen para serem liberadas, pois estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Ainda segundo o Ministério da Saúde, a previsão do laboratório é que mais 2,8 milhões de doses sejam entregues no começo de dezembro e o restante até o fim do mês.

O município de Manhuaçu está aguardando o envio de doses da Janssen para proceder com a aplicação da dose de reforço que será aplicada dentro do prazo estabelecido.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *