Preveniu e se livrou do câncer de próstata, diz jornalista

“Me livrei do câncer de próstata”: Rinaldo de Oliveira, do Só Notícia Boa, entra na campanha Novembro Azul – Foto: SNB

“Me livrei do câncer de próstata!” É com a maior alegria do mundo que eu, Rinaldo de Oliveira, fundador e CEO do Só Notícia Boa, levanto a bandeira deste Novembro Azul e uso a luta que travei contra essa doença nos últimos 3 meses, para alertar outros homens.

Deixei para revelar agora – 13 dias depois da cirurgia (prostatectomia radical) feita em Brasília – para não assustar vocês, afinal sou o homem da notícia boa e também precisei me equilibrar depois que recebi a pancada do diagnóstico, aos 58 anos de idade.

E como o final feliz de tudo isso coincidiu com a chegada mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, decidi entrar na campanha do Novembro Azul para alertar e inspirar outros homens a fazerem os exames de prevenção o quanto antes.

Por que? É que foi justamente a prevenção que me salvou, me fez descobrir a tempo e cortar o mal pela raiz, antes que o câncer se alastrasse e me matasse, como aconteceu com meu avô nos anos 1980!

“Quando pegamos a doença no inicio, temos uma grande chance de curar. Em um caso como o seu, temos 87% de chance de cura da doença, de estar livre da doença em 10 anos. E de estar vivo em torno de 96% em 15 anos”, disse o Dr. Fernando Croitor, urologista que descobriu o meu câncer e realizou a cirurgia de retirada da próstata.

Muita vontade de fazer xixi

Por ter histórico familiar, há anos eu fazia exames periódicos para acompanhar a situação da próstata. Mas o que me levou a procurar o médico este ano foi algo inusitado: muita vontade de fazer xixi.

Durante o inverno eu comecei a acordar de madrugada para ir ao banheiro e durante o dia a vontade vinha de repente e forte, a ponto de precisar correr para fazer o #1.

Bomba relógio

E é importante relembrar: eu só descobri e consegui extirpar o câncer a tempo após um exame de prevenção.

E se eu não tivesse ouvido o “grito” do meu corpo e deixado de procurar o médico?

E se eu tivesse aquele preconceito ignorante e machista do exame de toque?

E se eu tivesse deixado pra ver isso depois?

Certamente a bomba relógio continuaria ativada.

“Só existe um jeito de atacar, ou ser vitorioso no combate ao câncer de próstata: a prevenção. Só conseguimos curar se for feito diagnóstico precoce com a doença inicial. Aí sim vamos ter um alto índice de cura, em torno de 80%. Agora, se esperar ter sintomas para só então fazer o diagnóstico, na maioria das vezes nós não vamos curar mais ninguém[…] Prevenção é tudo em relação a essa doença, é sinônimo de cura”, lembrou o Dr. Croitor.

Do site Boa Notícia

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *