Defesa Civil apresenta plano de contingência de Manhuaçu

Durante reunião no Paço, nesta quinta-feira (14/10), a coordenadora da Defesa Civil, Vininha Nacif, apresentou o Plano de Contingência do Município de Manhuaçu (PLANCON). A prefeita Imaculada, juntamente com secretários municipais, acompanharam os trabalhos.

O documento estabelece diretrizes para o enfrentamento de desastres, como inundações, deslizamentos, dentre outros. Além disso, aponta responsabilidades de cada instituição envolvida.

Para a elaboração do documento, a Defesa Civil fez um levantamento das áreas de risco do município e realizou estudo dos sinistros recorrentes. A Prefeitura de Manhuaçu, através das secretarias municipais, está envolvida, bem como Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e entidades privadas, como Energisa e Hospital Cesar Leite.

Segundo Vininha, em um período de desastres e sinistros, toda cidade é atingida. “Por isso, precisamos de todos. O plano contempla tudo o que é necessário para o enfrentamento de desastres. A Defesa Civil funciona como um sistema que une os órgãos e encaminha as demandas de acordo com a função”, explicou.

O plano de contingência contém informações recolhidas das duas últimas enchentes enfrentadas pelo município, além de telefone de cada órgão envolvido, capacidade de atuação, dentre outros dados.

“De 2018 para cá, as chuvas voltaram a normalizar em Manhuaçu, após grande período de seca. Basta vermos em 2019 e 2020. A previsão para outubro é de pancadas de chuvas em determinados momentos. Por isso, estamos lançando este plano para anteciparmos as atividades e darmos ciência à população de que estamos trabalhando”, concluiu Vininha.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *