Dom Affonso de Miranda morre aos 101 anos

Faleceu nesta segunda-feira, 11/10, Dom Antônio Affonso de Miranda, SDN. Nascido em 14 de abril de 1920, foi nomeado bispo da diocese de Lorena em 3 de novembro de 1971, sendo consagrado bispo em 27 de dezembro de 1971. Foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Campanha em 11 de julho de 1977.

O cargo final de Afonso de Miranda foi para a diocese de Taubaté em 6 de agosto de 1981, onde serviu até 22 de maio de 1996. Atualmente era bispo emérito da Diocese de Taubaté.

Um fato curioso envolvendo a vida de Dom Miranda foi que ele conviveu com o Padre Júlio Maria De Lombaerde. Dom Miranda morreu aos 101 anos de idade.

BIOGRAFIA

Mineiro de Cipotânea, cidade famosa por ser berço de mais de 60 padres e cinco bispos no período de menos de 100 anos. Nasceu em 14 de abril de 1920. Mudou-se, com a família, para Mercês-MG, em 1929.Em 1º de fevereiro de 1933, entrou para o seminário da congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora, onde foi aluno e dirigido do fundador, padre Júlio Maria De Lombaerde, hoje com seu nome em processo de beatificação na Santa Sé.

Foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1945. Como padre, dirigiu os seminários do Bom Jesus, em Manhumirim e São Rafael, em Dores do Indaiá, onde também foi pároco por 16 anos em três diferentes períodos.

Em 8 de novembro de 1971, teve a sua nomeação de bispo de Lorena – SP publicada no jornal oficial da Santa Sé, Osservatore Romano. Tomou posse nessa cidade em 23 de janeiro de 1972.

Em 1977 foi transferido para a diocese de Campanha como bispo coadjutor, com direito à sucessão, e administrador apostólico com plenos poderes, em razão da doença de dom Othon Motta, que o impedia de dirigir aquela diocese. Deixou sua marca naquela cidade como um eficiente administrador e pastoralista.

De Campanha foi transferido para a diocese de Taubaté. Em Taubaté também ganhou fama de reconhecido pregador, grande administrador e incentivador das pastorais e movimentos leigos. O papa João Paulo II aceitou a sua renúncia canônica em 22 de maio de 1996, nomeando-o administrador apostólico até a posse do seu sucessor, dom Carmo João Rhoden, em 17 de agosto daquele mesmo ano.

Dom Antônio Affonso de Miranda foi um intelectual renomado, muito respeitado no episcopado brasileiro. Escritor refinado, produziu mais de 40 livros sobre vários assuntos, que incluem Teologia, Mariologia, Catequese, Formação Moral, Pastoral e até um de poemas.

Era jornalista e advogado, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Membro da Academia Taubateana de Letras e Cidadão Taubateano, título que lhe foi concedido em 3 de março de 2006.

Informações Tribuna do Leste

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *