Programa Criança Feliz retoma suas atividades

O Programa Criança do Feliz, do Governo Federal, retomou as suas atividades de visitas às famílias em Manhuaçu. A meta é atender 200 pessoas, para que o programa seja expandido no município.

O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até três anos e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do programa fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, estimulando o desenvolvimento infantil. Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura e etc.

Em Manhuaçu o programa está presente nos bairros Matinha, Santa Terezinha, Engenho da Serra e Santa Luzia, com previsão de iniciar em breve no bairro Nossa Senhora Aparecida, conta a Assistente Social e Supervisora do Programa, Adriana Aparecida Calegário Silva. “O Programa Criança Feliz tem seis visitadores, pela meta que o município tem, que é atender 200 beneficiários, porém no momento a gente está com cinco visitadores. A visita normalmente dura de 30 a 45 minutos, as crianças de 0 a 3 anos recebem 4 visitas mensais, uma por semana, quem recebe o BPC recebe a cada 15 dias, são duas visitas ao mês e a gestante também duas visitas. No momento não tem como atender outros bairros, porque é preciso um visitador de referência e um visitador não pode ficar com mais de 33 pessoas sendo atendidas”.

Ainda segundo a supervisora, o programa auxilia na gestão da assistência social aos beneficiários e promove desenvolvimento humano. “Existe uma intersetorialidade, que é Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos. Então se tem uma criança que não tá indo bem na escola ou que recebe o Bolsa Família, mas está descumprindo as condicionalidades, nós entramos em contato para saber o que está acontecendo e o que pode ser feito. Na questão da gestante, na parte da saúde, se está conseguindo acessar os exames essenciais ou não, o programa tem esse olhar”.

A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus, diz que o retorno do programa vem em boa hora. “Está sendo muito comemorado o retorno das atividades do Programa Criança Feliz, ainda mais nesse momento de pandemia, onde muitas famílias se viram desamparadas e sem saber como ajudar no desenvolvimento das suas crianças. A primeira infância é um momento primordial de estabelecer afetos, vínculos familiares e com a comunidade e muitas famílias têm comemorado o retorno. Se Deus quiser conseguiremos levar o programa para outras partes do município”.

Mais detalhes e dúvidas sobre o Programa Criança Feliz, entre em contato com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social pelo telefone (33) 3332 3800.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *