Vida de Saúde: Patrícia Poeta faz cirurgia de emergência nas amígdalas

A apresentadora Patrícia Poeta afirmou em seu perfil do Instagram, na última segunda-feira (6), que teve de fazer uma cirurgia de emergência nas amígdalas.

Na legenda, Poeta não entrou em detalhes sobre o procedimento médico – apenas disse que “dormiu muito nos últimos dias, em função da anestesia geral e dos remédios”.

“Ainda não estou 100%. Um pouco longe disso, confesso.. mas vou ficar bem”, escreveu.

Para confirmar se é caso de cirurgia

Não há um exame laboratorial que bata o martelo. “É preciso pelo menos três infecções ao ano. Só que não avaliamos apenas a quantidade, como também a intensidade das ocorrências”, diferencia Matsuyama. E a operação é sempre a última opção, utilizada quando os tratamentos não-invasivos já falharam.

Se a questão é o tamanho, o médico analisa quanto a glândula aumentada está atrapalhando o cotidiano. Grande demais, ela obstrui as vias aéreas e causa ronco, apneia do sono ou dificuldades para respirar – são esses, aliás, os principais sintomas do problema.

Aí a cirurgia provavelmente terá que ser feita, mesmo que as amígdalas diminuam depois, o que tende a acontecer conforme a criança cresce. Isso porque, como já dissemos, o quadro prejudica o desenvolvimento infantil. “Há repercussões negativas na formação do céu da boca e os dentes acabam ficando tortos”, aponta Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista do Hospital Cema, em São Paulo, onde o número de procedimentos sobe 30% no verão.

Como é feita a cirurgia

Não tem segredo. Uma espécie de pinça é inserida pela própria boca e retira as amígdalas em um procedimento que dura de 30 e 90 minutos. A operação é de baixo risco e, na maioria das vezes, o indivíduo tem alta no mesmo dia. Em casa, bastam dez dias de molho para que a cicatrização ocorra e muito sorvete para aliviar dores e acelerar a recuperação do tecido.

E as adenoides?

Talvez você já tenha ouvido esse nome. Pois bem: as adenoides são espécies de amígdalas localizadas atrás do nariz. Como suas primas, elas também possuem a função de frear a invasão de agentes infecciosos – e podem ser removidas com uma cirurgia muito parecida. (Informações Globo.com e Saúde Abril) – Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *