Regional de Saúde de Manhuaçu aborda financiamento à Atenção Primária durante capacitação

Capacitar os coordenadores dos municípios abordando o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Esse foi o objetivo do ciclo de oficinas que encerrou, dia 1º de setembro, no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu para coordenadores da APS, enfermeiros das equipes da Atenção Primária e coordenadores dos 34 municípios atendidos pela SRS Manhuaçu.

A capacitação, que teve início na segunda quinzena de julho, contou também com um encontro no mês de agosto e encerramento em setembro. A estratégia foi dividir em grupos menores para evitar aglomeração. De acordo com a equipe da SRS, a intenção é orientar visando melhoria dos indicadores de saúde, previstos no novo Financiamento da Atenção Primária, de forma a proporcionar qualidade da saúde para a população, por meio da ampliação de captação de recursos financeiros pelos municípios.

“A equipe da Coordenação do Núcleo de Atenção à Saúde da SRS Manhuaçu tem papel fundamental de orientar gestores, coordenadores e técnicos que atuam nos municípios. Considero de extrema importância levar esse conhecimento aos profissionais que fazem a Atenção Primária acontecer. As discussões foram preparadas com o objetivo de ampliar horizontes e possibilitar captação de recursos de financiamento e ampliação das equipes e serviços de APS nos municípios”, destacou Juliana Mariano, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da SRS Manhuaçu.

Financiamento da Atenção Primária

As referências técnicas da SRS Manhuaçu também falaram sobre o Previne Brasil, programa de financiamento da APS.  Foram repassadas orientações sobre os principais indicadores e recursos possíveis. O ano de 2020 foi o primeiro do novo financiamento da Atenção Primária, o Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979. O programa alterou a forma de repasse de valores aos municípios, que se dá a partir de três critérios: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde). O objetivo do Previne Brasil é aumentar o acesso e o atendimento nas unidades de saúde do Brasil. Os recursos incentivam a adesão a programas específicos, como o Saúde na Hora (ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde), o Informatiza APS (Prontuário Eletrônico) e o Consultório na Rua (atendimentos médicos feitos para população em situação de rua), entre outros de grande importância ao cuidado da saúde da população.

Texto e Fotos: Antonio Rodrigues / ASCOM – SRS Manhuaçu 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *