Vida e Saúde: Ana Maria Braga está recuperada da cirurgia de catarata

A apresentadora Ana Maria Braga contou aos espectadores do “Mais Você”,  que está recuperada da cirurgia de catarata.

“São tipo uns 15 minutos, 20 minutos, é quase um milagre! Quando saí, estava enxergando tudo!”, disse.

“A ‘máquina’ usada começa a dar problema e de vez em quando precisa dar um reparo nas peças. Agora, estou vendo de longe e de perto; é uma coisa maravilhosa”, brincou.

Cirurgia de catarata

A catarata ocorre quando o cristalino (lente “natural” dos olhos) deixa de ser transparente e passa a ficar opaco – normalmente, com o avanço da idade. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a prevalência da doença na população acima dos 75 anos é de 73,3%. No grupo de 65 a 74 anos, 47,1%.

Além da senilidade, outras causas são: diabetes, doenças congênitas, traumas oculares e uso de certos medicamentos (como corticosteroides).

O paciente costuma notar que a visão fica mais embaçada. No começo, é possível que o uso de óculos alivie os sintomas, mas o único tratamento definitivo é o cirúrgico, afirma o COB.

Ainda de acordo com o órgão, a técnica preferível é a “facoemulsificação”: “aspiração” da catarata por meio de imagens obtidas pela ultrassonografia.

É a opção mais segura, com menor risco de complicações e de recuperação praticamente imediata. Ela pode ser indicada mesmo nos estágios iniciais da catarata. (Informações Globo.com  – foto: Reprodução TV Globo)

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *