Prefeita e Secretária de Saúde fazem visita técnica a central do SAMU em Juiz de Fora

Em uma visita técnica na central do SAMU em Juiz de Fora nesta quinta-feira (26/08), a Prefeita Imaculada e a Secretária de Saúde Ana Lígia, puderam conhecer como funciona o serviço e sobre os trâmites que o município tem que seguir para a sua implantação. Manhuaçu receberá duas Unidades de Suporte Avançado (USAs) e duas Unidades de Suporte Básico (USBs), com previsão de início dos serviços para dezembro deste ano.

A visita foi um convite da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu aos prefeitos e gestores de saúde da microrregião para uma reunião com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), responsável pela gestão do SAMU Leste do Sul, para mostrar o funcionamento atual e como o modelo será ampliado. A comitiva foi recebida pelo Presidente do consórcio e Prefeito de Ubá Edson Teixeira Filho, que ressaltou a importância do SAMU na rede de urgência e emergência e abriu espaço para todos apresentarem dúvidas referentes ao serviço móvel de urgência e emergência.

Segundo Ana Lígia, o intuito da visita foi conhecer de perto como é prestado o serviço. “Nós fomos ver como funciona, como é a forma legal de se fazer isso e também como é a forma operacional, como é que funciona toda a central de operação do SAMU, como são as ambulâncias. Pelo o que a gente percebeu lá em menos de dois minutos é dado a resposta para o usuário, pode ser tanto o cidadão, como um médico, da resposta da unidade mais próxima, o mais adequado para aquela ocorrência. Nós vimos isso em tempo real, os operadores, os médicos, o controle de frotas, tudo isso no mesmo espaço funcionando”, complementa a Secretária.

A Secretária ainda complementa que existe um trâmite que o município tem que seguir para tornar essa adesão ao Consórcio uma realidade. “Nós agora vamos fazer a parte legal, nós temos que mandar um projeto de lei para câmara, para que autorizem entrarmos no Consórcio. Nós já estamos preparando essa documentação e vamos mandar na semana que vem”. Ela ainda complementa dizendo que a gestão desse serviço não será da Prefeitura de Manhuaçu, mas sim feita pelo consórcio. “Interessante lembrar que não são os municípios que gerenciam isso, nós faremos parte do consórcio e ele é responsável por toda essa gestão da urgência e emergência móvel. A contratação de funcionários será através de processo seletivo do consórcio, eles passam a ser funcionários celetistas do consórcio”.

A Prefeita Imaculada ressaltou que a administração está empenhada em resolver o mais rápido possível todos os trâmites para que possam ter o serviço o mais rápido possível. “Foi uma visita em que nós buscamos o conhecimento, o que nós precisamos fazer e como fazer para termos o SAMU. Isso é um sonho que está se tornando realidade, Manhuaçu ouve falar do SAMU há oito anos e agora com a implantação do serviço na nossa microrregião, a saúde será reestruturada e teremos uma resposta rápida às urgências e emergências. Estamos fazendo todo o possível para nos prepararmos e para recebermos o SAMU”, finaliza.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *