Manhuaçu: Suspeita de Leishmaniose mobiliza clínica veterinária municipal

A leishmaniose é uma doença parasitária relativamente comum em países tropicais, como o Brasil, que afeta principalmente cachorros, mas que pode ser transmitida para os humanos através da picada de pequenas insetos, como o mosquito palha. Para isso basta que o inseto pique um cachorro doente antes de picar a pessoa, para que seja transmitida a doença.

Nos últimos dias alguns moradores da zona rural do município têm procurado as unidades de saúde relatando que seus animais apresentam sintomas de contaminação e que estão preocupados. Muitas dessas suspeitas aportaram na UBS de São Sebastião do Sacramento. “Os agentes de saúde do distrito procuraram o setor de Vigilância Ambiental para relatar os casos suspeitos e imediatamente montamos uma equipe composta por profissionais da Clínica Veterinária Municipal e estudantes universitários em processo de estágio para visitar esses locais. Nessa ação os animais passaram por testagem rápida” – explicou o Coordenador da Clínica Veterinária Municipal “Neima Rosa Lopes – Centro de bem estar animal”, Rafael Rolim.

O veterinário Marcos Vinícius Souza, professor de Medicina Veterinária da Unifacig, foi quem coordenou as ações em Sacramento. Ele destacou como foi o processo de testagem dos animais. “Primeiro temos que fazer a contensão física mantendo sempre os cuidados para que nem as pessoas envolvidas e nem os animais se machuquem. Na sequencia utilizamos uma gaze com álcool para limpar o local e depois retiramos o sangue. Esse sangue que foi coletado é misturado em um reagente e colocado no recipiente de testagem rápida específica para a Leishmaniose” – detalhou.

O médico veterinário informou também que é feita a triagem por meio de teste rápido, mas em alguns casos é necessário a sorologia para maior eficácia do diagnóstico. “Testamos 10 animais nessa ação em Sacramento e apenas um testou positivo para a doença. Esse animal foi medicado e vai ser acompanhado de perto” – finalizou Dr. Marcos Vinícius.

A equipe da Clínica Veterinária Municipal orienta a população que em caso de suspeita pode entrar em contato pelo número (33) 3331 2157. O endereço é Rua Maria Alves Almeida, bairro Lajinha, e Horário de funcionamento: 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *