Variante Delta: Três casos são confirmados em Carangola e Divino

O número de casos confirmados da variante delta em Minas Gerais quase triplicou em uma semana: no dia 4 de agosto, eram quatro registros e, agora, já são pelo menos 11.

Sete novos casos foram confirmados pelo Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais, em comunicado publicado nesta terça-feira (10). As infecções foram registradas em quatro regionais de saúde: Belo Horizonte (1), Montes Claros (1), Unaí (2) e Manhuaçu (3). As amostras foram analisadas entre os dias 18 e 24 de julho.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no total, oito municípios já têm casos confirmados da delta, considerada mais transmissível.

A pasta ainda investiga o histórico das pessoas infectadas e os contatos de cada uma e, por enquanto, não confirma a transmissão comunitária da variante no estado.

Na região de Saúde de Manhuaçu (SRS), são dois casos em Divino e um em Carangola. Veja as informações sobre os pacientes:

Casos confirmados da variante delta em MG

Caso Município de residência Idade Sexo Origem do caso
1 Juiz de Fora 33 M Importado
2 Belo Horizonte 14 M Importado
3 Belo Horizonte 12 M Importado
4 Virginópolis 50 M Em investigação
5 Itabirito 59 F Em investigação
6 Montes Claros 30 M Em investigação
7 Unaí 40 F Em investigação
8 Unaí 24 F Em investigação
9 Carangola 38 F Em investigação
10 Divino 49 M Em investigação
11 Divino 59 M Em investigação

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Em Montes Claros, o paciente, um homem de 30 anos, testou positivo para Covid-19 no dia 20 de julho, e familiares dele também se contaminaram. Nenhum deles tinha viajado para fora recentemente.

Conforme o comunicado do Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais, outros oito casos suspeitos da variante delta estão sendo investigados, nas seguintes regiões: Regional de Teófilo Otoni (1), Regional de Uberaba (1), Regional de Belo Horizonte (3), Regional de Montes Claros (2) e Regional de Manhuaçu (1).

A iniciativa é realizada por membros da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da SES-MG.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que “tem ampliado as ações de vigilância genômica do coronavírus e realizado um monitoramento rigoroso dos casos suspeitos da variante, a fim de coibir a disseminação da mesma no estado”.

Segundo a pasta, o Observatório tem realizado o monitoramento semanal das variantes circulantes em Minas, com a análise de 180 amostras por semana.

Informações G1

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *