Casos da variante Delta da Covid-19 ainda não foram diagnosticados em Manhuaçu

Nesta quarta-feira (11/08) o portal de notícias G1 divulgou uma matéria sobre casos da variante Delta da Covid-19 em Minas Gerais, sendo 03 na região da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, nas cidades de Carangola e Divino. No entanto, por conta da regional estar com o nome de Manhuaçu, a Secretária Municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, recebeu a imprensa na tarde desta quinta-feira (12) para esclarecimentos sobre o fato.

A Secretária afirma que os casos não foram diagnosticados em Manhuaçu, mas que o município está atento às notificações e indicadores de internação. “Como vocês viram na matéria os casos são relacionados a regional de saúde e não ao município de Manhuaçu, mas estamos atentos. É preciso que continuemos com os cuidados, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social. A população destas duas cidades não circulam em nossa região, mas repetindo, estamos atentos, pois essa variante não apresenta sintomas que são bem parecidos como uma gripe”, disse Ana Lígia.

Ainda segundo Ana Lígia, o diagnóstico da variante que a pessoa está infectada não é possível com os exames que diagnosticam sobre a Covid-19. “O teste rápido e o swab não diz com qual variante a pessoa está infectada, mas sim um sequenciamento genético. O estado de Minas Gerais já está fazendo esse monitoramento há algum tempo e eles é que determinam qual amostra que vai ser usada para fazer esse diagnóstico, não sendo nós responsáveis por isso”.

A Secretária finaliza que o município está em contato constante com a regional de saúde. “Hoje (12) mesmo eu já estive com o superintendente e nós conversamos sobre isso, estamos sempre em contato um com o outro, para que não sejamos pegos de surpresa. As cidades em que foram descobertas a variante já sabiam antes disso ser divulgado pela imprensa e já estão aplicando o protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde. Mesmo vacinados, precisamos manter os cuidados, pois ainda podemos pegar a doença, mesmo que de forma leve, e transmitirmos para outras pessoas, principalmente aquelas que ainda não foram vacinadas”.

Aos primeiros sintomas como nariz escorrendo, dor de cabeça e garganta, febre, mal-estar e tosse, procure atendimento médico, o tratamento da doença desde o início reduz em mais da metade os casos de internação.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *