Minas Consciente: Escolas poderão voltar com aulas presenciais e limite de horário cai

A macrorregião de Saúde Leste do Sul saiu da chamada classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, mas continua na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente. Isso significa que os estabelecimentos não têm mais a restrição de fechar às 19 horas, o que na prática já não acontecia. Com a mudança, escolas poderão retomar as aulas, mas ainda será preciso um decreto com autorização em cada município.

Essa foi a principal alteração na região que engloba Manhuaçu e cidades vizinhas, conforme determinação do Comitê Extraordinário Covid-19, na reunião desta quinta-feira, 08/07. No cenário estadual, a região do Vale do Aço vai para a Onda Verde, é a primeira vez desde janeiro que uma região evoluiu para a faixa mais branda.

A melhora dos indicadores também permitiu a evolução das macrorregiões Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste e Triângulo do Norte para a onda amarela. Elas se unem à macrorregião Sudeste, que já estava nesta fase nas últimas semanas.

Seguem na onda vermelha as regiões Leste do Sul (Manhuaçu, Viçosa e Ponte Nova), Nordeste, Noroeste, Sul e Triângulo do Sul. No entanto, nenhuma delas possui mais a classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, o que inviabilizaria, por exemplo, a volta às aulas. As mudanças entram em vigor a partir de sábado (10/7).

Com as mudanças, todas as regiões do estado estarão autorizadas a retomarem o ensino presencial com segurança. O protocolo sanitário está disponível no site da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Cirurgias eletivas

Nenhuma região se encontra atualmente com cenário desfavorável assistencial e epidemiológico, portanto as cirurgias eletivas estão autorizadas. Na Macrorregião Leste do Sul, que está na Onda vermelha, estão autorizados procedimentos cirúrgicos em ambiente ambulatorial, uma vez constatado pelo médico assistente que o atraso deste tratamento poderá levar a complicações e/ou ao aumento do risco de morte.

Em todas as regiões podem ser realizados procedimentos relacionados a transplantes, cirurgias cardiovasculares, oncológicas, neurológicas e neurológicas relacionadas ao processo dialítico, em estado de saúde mais grave.

Com informações da Agência Minas

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *