Manhuaçu vacinará as lactantes contra a Covid-19

As lactantes com crianças de até seis meses serão vacinadas contra a Covid-19 em Manhuaçu. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (23/06) após o município receber uma recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.454, de 18 de junho de 2021, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, recomendou que seja feita a vacinação em lactantes, deixando a critério do gestor de saúde do município a sua execução ou não. A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, entendendo que este tipo de imunização é importante para preservar a vida das lactantes e com possibilidade de os anticorpos serem transmitidos ao bebê, resolveu em conjunto com o setor de Vigilância em Saúde seguir a recomendação. “Nesta quinta (24) e sexta-feira (25) estaremos vacinando as lactantes que estão amamentando seus bebês de até seis meses. As mães que tiveram bebês no período de 18 de novembro de 2020 até o momento, devem vir até o auditório da Secretaria de Saúde para receber a primeira dose. É muito importante que elas não interrompam a amamentação após receberem a vacina, mesmo que ocorra algum tipo de reação, para que os anticorpos sejam compartilhados com o bebê”, explica a Secretária.

No mesmo dia também estão convocadas as gestantes, de qualquer idade gestacional, e as mães em resguardo para receberem a primeira dose da vacina. “Mesmo que nós tenhamos já aplicado a primeira dose em algumas gestantes e puérperas em maio, o Governo de Minas também recomendou que sejam vacinadas aquelas que não possuem comorbidades. Resolvemos fazer essa segunda chamada, mas lembrando que a mulher que ficar grávida ou ganhar bebê após este período deve procurar uma Unidade de Saúde para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, complementa Ana Lígia.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *