Espera Feliz tem novo prefeito eleito neste domingo

Em novo pleito eleitoral realizado neste domingo (13), Oziel Gomes, do Partido Social Democrático (PSD), foi eleito prefeito de Espera Feliz, na Zona da Mata de Minas Gerais. O novo chefe do Executivo teve 45,43% dos votos, sendo a escolha de 5.384 pessoas. O vice-prefeito é Sr. Edinho, também do PSD.

Oziel Gomes Da Silva tem 47 anos. É solteiro e comerciante. Em 2008 e 2012, foi eleito vereador no município.

Resultado final

Em segundo lugar, Adrian do Dr. Maurélio registrou 32,68% dos votos, sendo a escola de 3.873 pessoas. No terceiro lugar da votação ficou Bartholomeu da Motosserra, com 2.593 votos (21,88%). Mais de 17 mil pessoas eram esperadas na votação deste domingo.

Ao todo, 11.580 (93,34%) de votos para candidatos foram registrados, sendo 354 (2,79%) de brancos e 491 (3,87%) de nulos.

Entenda o caso

Dr. Maurélio é eleito prefeito

No dia 15 de novembro, o Dr. Maurélio, do PDT, foi eleito prefeito de Espera Feliz. Ao fim da apuração, ele teve 47,58% dos votos (5.910) no total. O candidato derrotou Mariana, que ficou em segundo lugar com 29,50% (3.664).

Dr. Maurélio encabeçou a chapa que tinha o Dr. Rafael Peixoto, do Cidadania, como vice. Eles eram da coligação “Juntos Para Continuarmos o Progresso de Espera Feliz”, formada pelos partidos MDB, Cidadania, PDT e Patriota.

Prefeito eleito morre antes de tomar posse

No dia 31 de dezembro de 2020, um dia antes da posse, Dr. Maurélio morreu em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Ele tinha 76 anos, era médico e assumiria a Prefeitura de Espera Feliz.

De acordo com apuração do G1, ele estava internado desde o dia 12 de dezembro em um hospital de Guaçuí, no Espírito Santo, e nos últimos dias de vida chegou ser submetido a hemodiálise.

Ele recebeu diversas homenagens e manifestações de pesar de autoridades e eleitores e da equipe da Desportiva Ferroviária, onde quando mais jovem atuou como jogador de futebol.

Vice toma posse como chefe do Executivo, mas renuncia

No dia 1º de janeiro de 2021, Dr. Rafael Peixoto, de 41 anos, que era o vice da chapa, tomou posse como prefeito de Espera Feliz. Ele é casado, declarou ao TSE a ocupação de odontólogo e ensino superior completo.

Entretanto, oito dias depois, Peixoto renunciou ao cargo. Na ocasião, ele afirmou que a decisão foi tomada após “profunda reflexão acerca de todo um processo que, na essência, se trata totalmente de ordem pessoal, somado ao meu notório desgaste físico, mental e falta de compatibilidade de tempo com minha profissão”.

Diante da situação, a Justiça Eleitoral determinou que o presidente da Câmara de Vereadores, Rômulo Quintão (PDT), assumisse a Administração de Espera Feliz até uma nova eleição, marcada inicialmente para abril deste ano e, agora, adiada para junho.

Informações Globo.com

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *