Aulas presenciais voltam em 21 de junho em MG para municípios nas ondas verde e amarela

Após a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJGM) que autoriza o retorno das aulas presenciais no Estado, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) comunicou que a volta dos estudantes às salas está marcado para o dia 21 de junho. Já os profissionais da educação devem comparecer às instituições de ensino no dia 14.

O retorno às atividades presenciais é opcional. Os pais que preferirem podem manter seus filhos no ensino remoto. “A volta será gradual, começando com as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental”, informou a SEE, em nota.

As aulas presenciais na rede estadual ocorrerão nas cidades que estiverem na onda verde ou amarela do programa Minas Consciente e depende ainda da autorização de cada prefeitura, o que não é o caso de Manhuaçu que permanece na onda vermelha.

A secretária de Educação, Júlia Sant’Anna, disse que as pasta garante a segurança sanitária das escolas. “Desde fevereiro as escolas estão em processo de conclusão da adaptação de infraestrutura, ítens de segurança, produtos de limpeza. Fizemos um checklist para que cada um dos diretores fizessem um tratamento individualizado de cada escola, disponibilizamos R$ 90 milhões para viabilizar as adaptações necessárias”, detalha.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) afirmou que vai recorrer da decisão do TJGM e que vai fiscalizar a convocação de profissionais ao trabalho presencial.

“A categoria deverá estar atenta a todos os atos de convocação para o trabalhado presencial e ao cumprimento das medidas de segurança necessárias, denunciando as irregularidades eventualmente encontradas nas unidades escolares”, disse o sindicato em nota.

Com informações do Jornal O Tempo

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *