Resumão do futebol: Copa do Brasil tem vários jogos; Copa América no Brasil?

MORTE

Morre Januário de Oliveira, ex-locutor de rádio e TV

Morreu, nesta segunda-feira, aos 81 anos, o ex-locutor de rádio e TV Januário de Oliveira, após 11 dias internado. Ele sofreu uma parada cardíaca enquanto tratava um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal-RN, cidade em que morava com a família.

Januário foi uma das principais vozes no futebol brasileiro nos anos 1980 e 90. Criou diversos bordões que são lembrados até hoje. Quem acompanhava suas narrações, seja na TVE ou na Band, não esquece alguns, como:

“Taí o que você queria, bola rolando”

“Acha pouco, quer mais e vai à luta”

“Ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta!”

“Tá láaaaa um corpo estendido no chão”

O ex-narrador passou por diversos veículos de comunicação. No Rio Grande do Sul trabalhou na Rádio Farroupilha, Rádio Cultura de Bagé. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde atuou na Rádio Mauá, Rádio Nacional e Rádio Globo. Também marcou presença nas telas da TVE e na TV Bandeirantes, quando ganhou enorme notoriedade nas transmissões dos jogos envolvendo os times cariocas.

SÉRIE C

Tombense empata

Empate com muitas emoções entre Tombense e Paysandu na estreia na Série C do Brasileiro, noite do  sábado, no Almeidão, em Tombos. O time da casa abriu o placar com gol contra logo no início, ficou com um a menos desde a primeira etapa, mas não segurou a pressão até o fim. Bruno Paulista acertou belo chute nos acréscimos e deixou tudo igual em 1 a 1, na partida que ainda teve outras duas expulsões, uma para cada lado.

Pela segunda rodada, o Tombense visita Jacuipense, no domingo, 6 de junho, às 16h, no estádio de Pituaçu, em Salvador-BA. O Paysandu joga em casa um dia depois, na segunda, dia 7, contra o Botafogo-PB, no estádio Curuzu, em Belém-PA.

COPA AMÉRICA

Zema descarta jogos da Copa América em Minas; PBH não foi sondada

O governador Romeu Zema (Novo) descartou a realização de jogos da Copa América em Minas Gerais neste momento de crise sanitária provocada pela pandemia de COVID-19. Em entrevista ao programa ‘Visão CNN’, nesta segunda-feira (31), o político declarou que gostaria que a competição fosse postergada.

Na avaliação do chefe do Executivo estadual, não é prudente fazer qualquer evento que possa gerar aglomerações. Além disso, segundo ele, não podemos menosprezar o novo coronavírus, que já vitimou 40.497 vidas no estado – números são referentes ao boletim epidemiológico desta segunda-feira (31/05).

A Prefeitura de BH não foi sondada sobre a realização de parte do evento na capital mineira, mas não descarta a possibilidade. Ao Superesportes, ela afirmou que “Belo Horizonte não está entre as sedes escolhidas para receber jogos da Copa América”.

As capitais que sub-sediarão a competição, com início previsto para o dia 11 de junho, ainda não foram definidas. Manaus, Brasília, Natal e Recife estão no leque de opções da Conmebol. O governo de Pernambuco, porém, vetou jogos no estado.

O Brasil se tornou sede da Copa América depois das desistências de Colômbia (problemas internos) e Argentina (pandemia) e teve como principal argumento o fato de possuir estádios em boas condições, apesar de estarem ociosos. Uma reunião foi realizada virtualmente nesta segunda-feira com a participação dos dez representantes das confederações sul-americanas.

O país foi confirmado pela Conmebol como sede da competição com aval do presidente da República, Jair Bolsonaro.

CRUZEIRO

Cruzeiro vira a chave e treina para Copa do Brasil

Foi iniciada na segunda-feira, a  preparação para o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, do Cruzeiro contra o Juazeirense. A partida está marcada para a próxima quinta-feira, às 16h30, no Mineirão.

Após a derrota por 3 a 1 para o Confiança, em Sergipe, pela Série B, os jogadores realizaram trabalhos na Toca da Raposa II. O meia Marcinho, que tem negociações avançadas com o CSA, integrou a atividade com os demais companheiros.

O técnico Felipe Conceição tem como principal dúvida do Cruzeiro para o jogo de quinta-feira na defesa. Novo titular do técnico Felipe Conceição, o zagueiro Joseph já atuou na Copa do Brasil pelo América. Ele, portanto, precisará ser substituído por Paulo, Eduardo Brock ou Weverton.

Um provável time para o jogo diante da Juazeirense tem Fábio; Cáceres, Weverton (Paulo ou Eduardo Brock), Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Matheus Barbosa e Rômulo; Bruno José, Aiton e Rafael Sobis.

Nesta terça e quarta-feira, o  Cruzeiro ainda terá duas sessões de treinamentos que antecedem a partida.

AMÉRICA

América tem Criciúma pela frente pela Copa do Brasil

Na noite da  quarta-feira (02/06) o América inicia mais uma fase da Copa do Brasil contra o Criciúma, às 21h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Para conseguir um bom resultado diante do Tigre, o Coelho terá que esquecer a derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR, no domingo (30), na Arena da Baixada, em Curitiba, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro e se ligar na 3ª fase do Copa do Brasil.

Ainda na capital paranaense, a equipe americana realizou o treinamento desta segunda-feira (31) no CT do Athletico. A princípio, houve trabalho físico dirigido pelo preparador Gerson Rocha.

O técnico Lisca comandou atividades táticas, com foco no aprimoramento dos passes e intensidade em espaços reduzidos do campo, ainda em Curitiba no CT do Athletico, além de trabalho físico.

Dos titulares da partida contra o Furacão, apenas o goleiro Matheus Cavichioli treinou. O atleta trabalhou com os outros goleiros americanos. O restante do grupo permaneceu no hotel e fez atividades regenerativas.

Nesta terça-feira, o elenco volta a treinar no CT Lanna Drumond, em BH.

ATLÉTICO

Cuca define relacionados do Atlético para encarar Remo na Copa do Brasil

OS 23 jogadores do Atlético para a partida pela Copa do Brasil diante do Remo foram definidos pelo  técnico Cuca, contra o Remo, nesta quarta-feira, às 19, no estádio Baenão, em Belém.

Para esta partida o Galo terá alguns desfalques importantes. O lateral-direito Guga e o lateral-esquerdo Guilherme Arana foram convocados para a Seleção Brasileira Sub-23. Já o zagueiro Junior Alonso, o meio-campista Alan Franco e os atacantes Jefferson Savarino e Eduardo Vargas estão à serviço das seleções de Paraguai, Equador, Venezuela e Chile nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Quem também estará fora da partida é o  atacante Keno, com problema muscular na coxa esquerda. O jogador que pode aparecer no time é Eduardo Sasha, recuperado de uma tendinite no pé esquerdo.

Dos convocados, apenas Vargas e Franco não são titulares da equipe. Nas laterais, não há muitas dúvidas sobre os substitutos de Guga e Arana: na direita, Mariano volta a ganhar oportunidades;  na esquerda, Dodô assume o posto. Na zaga, a tendência é que Réver fique na vaga de Alonso. Sem Savarino, Sasha e Sávio são opções caso Cuca decida manter o esquema com três atacantes.

Com as ausências, jovens do elenco alvinegro foram convocados para a partida contra o Remo: o zagueiro Micael, o volante Neto e o atacante Echaporã.

SÉRIE B

O encerramento da rodada 1 da segunda divisão do campeonato brasileiro, Sampaio Correia e Goiás não saíram do zero a zero. Com isso, as duas equipes somam um ponto cada.

Operário e Guarani abrem a rodada 2 na noite desta terça-feira, no Paraná, às 19h00 no Couto Pereira. A rodada segue na sexta-feira, dia 04/06.

JOGOS DE HOJE

Copa do Brasil

Começa hoje, 1º de junho,  a terceira fase da competição.

16h30

Vila Nova x Bahia

Para chegar à terceira fase, o Vila passou por outro baiano, o Atlético-BA, e também eliminou o Juventude na segunda fase. Já o Bahia atropelou Campinense e Manaus – vencendo por 7 a 1 e 4 a 1, respectivamente.

Em alta após vencer o Santos na estreia do Brasileirão, o Bahia atravessa boa fase e vem animado. O time tem no ataque a sua principal arma e espera contar mais uma vez com inspiração de Rossi, artilheiro da Copa do Brasil com quatro gols.

19h00

Cianorte x Santos

O Cianorte está na Copa do Brasil depois de chegar à semifinal do Paranaense 2020. Nesta Copa do Brasil passou por Paraná Clube e Santa Cruz para chegar até a terceira fase e encarar o Santos. O time não teve o mesmo sucesso no Paranaense deste ano e está fora das fases finais, mas se prepara para estrear na Série D do Brasileiro, no próximo sábado.

O Santos estreia na Copa do Brasil num momento conturbado dentro de campo. Eliminado da Libertadores ainda na fase de grupos, o Peixe perdeu na estreia do Campeonato Brasileiro por 3 a 0 para o Bahia. Por isso, a partida desta terça-feira ganha ainda mais importância para o time comandado por Fernando Diniz.

21h30

4 de Julho x São Paulo

O Colorado de Teresina, Piauí, chega de forma inédita à terceira fase da competição, faz o duelo de ida em casa, definido através de sorteio. A volta é na próxima semana, no Morumbi.

Boa Vista x Vasco

Os donos da casa já passaram por Goiás (3 a 1) e Picos (1 a 0), enquanto os vascaínos eliminaram Caldense (1 a 1) e Tombense (2 a 1).

Em 2021, Boavista e Vasco se enfrentaram pelo Carioca, e o time de Bacaxá chegou a abrir 2 a 0, mas cedeu o empate na segunda etapa. O jogo em questão eliminou o time de Marcelo Cabo do estadual.

FLAMENGO

Flamengo e Olympique de Marselha falam a mesma língua e o acerto de Gerson com o clube francês é questão de tempo. As exigências feitas pelo clube carioca na sexta-feira não encontraram resistência e os departamento jurídicos já dialogam para ajustes burocráticos do contrato de venda do volante. Há confiança de que uma reunião nesta terça-feira defina a negociação.

Apesar do sigilo sobre os valores do negócio, o Olympique desembolsará cerca 25 milhões de euros (R$ 160 mi) pela compra de Gerson, com gatilhos que podem elevar o montante a 30 mi de euros. Para isso, é necessário que o volante alcance metas individuais e ajude o clube de Marselha em objetivos como classificação para ligas europeias e títulos.

O Flamengo mantém ainda de 20 a 25% de uma venda futura de Gerson, que tem acordo por cinco anos com o Olympique. O jogador embarcou nesta segunda-feira para a Sérvia, onde se apresentará à seleção olímpica, e a tendência é que a volta conte com uma escala na França.

SELEÇÃO BRASILEIRA

O grupo da seleção brasileira está praticamente completo na Granja Comary. O zagueiro Thiago Silva se apresentou na concentração da equipe em Teresópolis na noite desta segunda-feira, depois de participar da final da Liga dos Campeões entre Chelsea e Manchester City, no último sábado, em Portugal.

Agora, resta apenas a chegada do goleiro Ederson e do atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, para que o técnico Tite tenha à sua disposição todos os 25 jogadores convocados para os próximos compromissos pelas eliminatórias da América do Sul contra Equador, no dia 4, em Porto Alegre, e Paraguai, no dia 8, em Assunção. Ambos têm apresentação prevista para terça-feira.

Antes de Thiago, os últimos a se apresentarem foram o goleiro Weverton, o meia Everton Ribeiro e o zagueiro Rodrigo Caio, que foram a campo no duelo entre Flamengo e Palmeiras, além do atacante Gabigol, que não jogou por um problema gástrico. Todos participaram de treinamento na tarde desta segunda.

Rodrigo foi convocado na noite de domingo diante da lesão na coxa esquerda sofrida por Thiago Silva na final da Champions, na qual ele foi substituído ainda no primeiro tempo do confronto.

SELEÇÃO OLIMPICA

A seleção brasileira olímpica já está em Belgrado, na Sérvia. Parte dos jogadores convocados pelo técnico André Jardine chegou na manhã da segunda-feira ao país para dois amistosos de preparação antes da lista final para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Foram convocados 23 jogadores para os amistosos contra Cabo Verde e Sérvia.

O primeiro jogo da seleção será contra Cabo Verde, no sábado, no Estádio do Partizan. Três dias depois, no mesmo local, o adversário será a Sérvia. Os confrontos vão servir para Jardine avaliar as melhores opções para a convocação para as Olimpíadas.

 

Lembrando que para as Olimpíadas o treinador poderá convocar apenas 18 atletas, três deles com idades superior aos 24 anos.

Luiz Nascimento/Redação Manhuaçu News

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *