Concluídas reuniões do Orçamento Participativo 2021 de Manhuaçu

Moradores de diversos bairros e distritos de Manhuaçu, participaram do ciclo de discussão e levantamento de prioridades do Orçamento Participativo 2021, que será elaborado pela administração municipal.

Para atender todos os bairros, o Conselho de Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) elaborou um cronograma, com todas as reuniões junto aos representantes de cada localidade. Desde o dia 27 de abril, os encontros vinham acontecendo em plataforma virtual, com a participação da Secretaria de Planejamento, secretariado, vereadores e diretoria do Coamma. Durante as reuniões, as lideranças apresentavam as demandas locais e gerais, a serem incluídas no orçamento do Município, para o próximo ano. Foram 23 audiências públicas realizadas, num processo considerado democrático por parte da administração municipal.

A última reunião aconteceu nesta quarta-feira, 26, envolvendo os bairros Todos os Santos, Luciano Heringer, Sagrada Família e a comunidade do Barreiro. Nesses bairros, as demandas não foram diferentes das demais comunidades que participaram. A falta de infraestrutura, iluminação pública caótica nos pontos mais altos, falta de sinalização nas ruas, falta de rede para captação de água e ruas necessitando serem melhoradas, para facilitar o tráfego de veículos foram apontadas pelas lideranças.

Na comunidade do Barreiro, os representantes levantaram como prioridade a construção de um posto de saúde, melhoria na educação, conservação das estradas na comunidade, instalação de um container para colocar o lixo e, a reconstrução da ponte que liga Vargem Alegre a Barra do Jaguaraí.

Para a presidente do Coamma, Marines Bragança, no sentido de atender todas as comunidades o esforço foi grande, com a realização de 4 a 5 audiências no mesmo dia, com a finalidade de dar oportunidade à população inserida no contexto, para manifestar e decidir onde serão gastos parte do orçamento público. “Podemos dizer que foi um show de democracia. Foi gratificante para todos nós, que acreditamos que a participação é fundamental, com o firme propósito de trabalhar em conjunto com a municipalidade. O Coamma não deixou nenhuma comunidade fora do processo do Orçamento Participativo”, relata Marines Bragança.

Todas as reuniões foram coordenadas pelo Secretário Municipal de Planejamento, Roberto Fully, que ficou surpreendido com a demanda das comunidades. Agora, o Secretário espera que a partir desse momento, o envolvimento de todas as comunidades seja permanente. O Orçamento Participativo será enviado à Câmara de Vereadores, no dia 30 de setembro. Nesse mesmo período, os delegados escolhidos pelas comunidades estarão votando as prioridades, para serem atendidas pelo Poder Executivo no próximo ano.

Eduardo Satil

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *