PM lança campanha “Trabalhando para salvar vidas”

O 11º Batalhão da Polícia Militar, sob o Comando do Tenente Coronel Luciano Reis, colocou em prática, desde março de 2021, novas estratégias de prevenção e repressão à crimes contra a vida, que é o bem mais precioso tutelado pelo Estado. E portanto, a prevenção ao crime de homicídio vem sendo tratada como a grande prioridade dos trabalhos desenvolvidos na área da Unidade PM.

Por intermédio dos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar e demais órgãos que integram o sistema de defesa social, nos 23 municípios que compõe a área do 11º BPM observamos que em 2021 já temos uma redução de 13% da ocorrência de homicídios, se compararmos com o mesmo período de 2020 (1º de janeiro a 30 de abril).

De acordo com o Comandante da Unidade “é primordial o desenvolvimento de ações que incentivem a melhoria das relações interpessoais, do estabelecimento de uma cultura de paz, de valorização ampla da vida, da não violência, do diálogo, da mediação de conflitos e da promoção dos direitos humanos”.

Diante desta visão, o 11º BPM definiu estratégias sistemáticas e procedimentos operacionais de prevenção e repressão aos crimes de homicídios, a fim de possibilitar reunir e tratar cientificamente o conjunto de informações de possíveis padrões que permitam o conhecimento da dinâmica do crime. Com isso, os policiais militares adotam medidas para interferir preventivamente e pontualmente no afloramento de novos delitos.

Dentre as medidas adotadas pela Polícia Militar está o acompanhamento sistemático dos conflitos interpessoais. Isso significa que, a cada registro de crimes como agressão, ameaça, lesão corporal e tentativa de homicídio, há uma análise quanto à gravidade do contexto em que o fato aconteceu, e os militares são empenhados em visitas aos envolvidos para o devido acompanhamento da evolução do problema, buscando sobretudo a mediação destes conflitos. E da mesma forma são tratados os crimes relacionados à violência doméstica, que em Manhuaçu ainda se tem o diferencial do emprego diário da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica – PPVD.

OPERAÇÃO PANÓPTICO

Quanto aos sentenciados em processo de execução penal em gozo de benefício judicial, estes são acompanhados sistematicamente pelas equipes da PM através das operações panópticos, onde os militares realizam a fiscalização do cumprimento adequado das medidas restritivas impostas pelo Judiciário ao apenado para o propósito de sua reabilitação. Neste sentido estas ações também proporcionam o controle da criminalidade.

AÇÕES CONJUNTAS

Ações conjuntas com outros órgãos que compõem o sistema de defesa social também é parte desta estratégia, que visa fomentar a participação e envolvimento de diferentes atores comunitários como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios, Conselhos Tutelares; Conselhos Municipais Antidrogas, Centros de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Associações Comunitárias ou de Bairros, Igrejas, CONSEP, etc, para o enfrentamento da violência.

DENÚNCIAS

A Polícia Militar ressalta que os canais de comunicação com a comunidade são de singular importância para a preservação da vida. Por isso, esta CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA lançada pelo 11º Batalhão de Polícia Militar tem como foco, além da divulgação das estratégias de prevenção, a divulgação expressiva e constante do  DISQUE DENÚNCIA – 181 e do número do 190, em casos de emergências policiais. Com o objetivo de demonstrar para a comunidade que sua ligação FAZ A DIFERENÇA e pode salvar vidas!

Denúncias relacionadas a armas de fogo, tráfico de drogas ou uma grave ameaça podem direcionar os trabalhos da PM e evitar que crimes contra a vida aconteçam. Portanto, ao longo desta campanha, a assessoria de comunicação do 11º BPM divulgará artes e vídeos de incentivo à denúncias.

Informações Assessoria de Comunicação Organizacional / 11º BPM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *