Covid-19: Manhuaçu anuncia vacinação para idosos de 64 a 66 anos

Nesta quinta-feira (22/04) a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou uma nova fase na vacinação de idosos contra a Covid-19. Os idosos com idade entre 64 e 66 anos já recebem a primeira dose do imunizante, mas devem aguardar a convocação dos agentes de saúde para evitar aglomeração.

A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, explica que é preciso um planejamento rigoroso na distribuição das vacinas. “Nós só anunciamos quais faixas etárias estão liberadas para receber a vacina, quando temos a certeza que o número de doses que temos poderá atender em 100% essa idade. Não podemos ser irresponsáveis e liberar uma faixa etária para ser vacinada e a vacina acabar no meio deste processo”, destaca a Secretária.

Ainda segundo Ana Lígia, as doses estão chegando aos poucos no município. “Nós dependemos da Secretaria de Estado da Saúde para que nos envie as doses da vacina, por isso a vacinação está sendo a conta-gotas. Ela está chegando e nós estamos fazendo o possível para que todos dos grupos prioritários sejam vacinados”. A Secretária reforça que a vacinação está ocorrendo conforme critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. “Estamos seguindo os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, o município não tem autonomia para mudar os grupos prioritários. Quando a vacina chega para nós, já vem determinada para qual público ela deve ser destinada, inclusive com determinação de quantidade e neste momento os idosos e as forças de segurança estão sendo atendidos”.

Sobre o trabalho de vacinação, Ana Lígia destaca que está com duas campanhas de vacinação ao mesmo tempo. “Sabemos que a população está ansiosa para receber a vacina contra a Covid-19, mas ao mesmo tempo também estamos trabalhando na Campanha da Influenza, que ocorre todos os anos nessa época. Os postos de saúde têm essas duas campanhas para administrar, mais as vacinas de rotina e também as consultas e acompanhamentos que precisam ser feitos. Cada ESF tem a sua realidade, a sua particularidade, alguns locais com mais idosos e outros com menos, então pode ser que em alguns a vacinação esteja mais avançada e outros não”.

Já sobre alguns questionamentos da população comparando a vacinação em Manhuaçu com outros lugares, a Secretária aponta que cada município tem a sua particularidade. “O município de Manhuaçu tem mais de 91 mil habitantes, temos mais de 20 postos de saúde, espalhados pela cidade e nos distritos. Temos sempre o zelo de que essa vacina chegue aos postos de saúde no mesmo dia e quase que ao mesmo tempo. Então imagina o distrito de Dom Correa que está a 50 quilômetros da sede, precisamos fazer com que a vacina chegue até lá. Há cidades na região que tem apenas um distrito ou nem tem, então cada cidade tem a sua particularidade”.

Mesmo com a vacinação os cuidados tem que continuar. “A vacina já é uma realidade, mas os cuidados devem continuar. Use máscara, mantenha o distanciamento social e higienize sempre as mãos. Há várias cepas diferentes em circulação no Brasil e não podemos nos descuidar. Sejamos vigilantes!”, finaliza Ana Lígia.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *