Castração de animais de rua começa amanhã em Manhuaçu

Começa nesta quarta-feira (03/02) uma grande operação em Manhuaçu para a castração de animais (cães e gatos) em situação de rua do município. O Castramóvel, uma carreta preparada pela Sociedade Ubaense de Proteção Animal (SUPA) para atender os animais, estará até o dia 13 de março instalada no pátio do 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu para realizar as cirurgias. O local da instalação das carretas tem o intuito de evitar aglomerações, além de garantir a segurança dos animais. No total, estão previstas a castração de 566 animais do município e todas as castrações serão gratuitas.

A contratação do Castramóvel é uma realização da Prefeitura de Manhuaçu e a execução é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Vigilância Ambiental, e conta com a parceria do 11º Batalhão da Polícia Militar, grupos de proteção animal PET Carinho, Bicho Bacana e AMADS, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esporte, SAAE Manhuaçu, e instituições de ensino Doctum e Centro Educacional de Manhuaçu.

Para que as castrações ocorram da melhor forma possível, os trabalhos começaram muito antes, com o cadastramento dos animais em situação de rua feito pelos grupos de proteção animal. Além dos funcionários da SUPA, participarão dos trabalhos equipes da Vigilância Ambiental, voluntários dos grupos de proteção animal e acadêmicos de medicina veterinária de faculdades da região. Após atender os animais da cidade, o castramóvel se deslocará para atender os animais dos distritos.

Importância do controle populacional dos animais

A castração dos animais em situação de rua é muito importante para controle populacional, como explica o veterinário e Coordenador da Clínica Veterinária, Rafael Rolim: “Essa é uma política pública muito importante, que às vezes é negligenciada por outras cidades. Animais em excesso nas ruas trazem diversos problemas, como poluição sonora, os animais ficam doentes. Então, ter o controle desses animais é fundamental até para controle de zoonoses, que são aquelas doenças transmissíveis dos animais para os seres humanos. No fim da linha, essas ações trazem mais saúde a população”.

O veterinário finaliza alertando à população que a castração é uma das ações para o controle dos animais de rua, mas que é essencial a participação da população para não abandonar animais domésticos nas ruas. “A grande maioria desses animais que estão nessa situação, um dia tiveram um lar, então é fundamental à população ter responsabilidade quando for adotar um bichinho”, finalizou o veterinário.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *