Operação “Rota Segura” é lançada pela PM

23-02-pm5 23-02-pm9
<
>

O Comando do 11º Batalhão da Polícia Militar, preocupado com os últimos episódios envolvendo roubos a malotes bancários na área da Unidade, na manhã desta terça-feira (23/02) deu o primeiro passo no plano de ação definido para potencializar a prevenção desta modalidade criminosa.

A Operação ROTA SEGURA visa a articulação de esforços da Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil, estabelecimentos bancários e empresas das cidades que compõem a área do 11º BPM, que são os principais atores envolvidos neste processo.

REUNIÃO COM GERENTES DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS

A reunião desta terça-feira, aconteceu no auditório do 11º BPM, contou com a participação de gerentes de agências bancárias do município de Manhuaçu e teve como finalidade ouvir as principais demandas de atendimento relacionadas às movimentações financeiras, para que com isso a Polícia Militar possa direcionar suas ações operacionais.

A participação dos representantes de diversos estabelecimentos bancários foi extremamente positiva, contribuindo significativamente com a definição das estratégias de segurança pública.

PRÓXIMOS PASSOS DA OPERAÇÃO ‘ROTA SEGURA’

Já nesta quarta-feira (24/02) a Polícia Militar irá se reunir com empresários de Manhuaçu para estabelecer protocolos de segurança. Segundo o 1º Tenente Gedaías, Comandante da 72ª Companhia “é fundamental que as empresas e seus funcionários adotem posturas preventivas a fim de inibir que estes criminosos façam novas vítimas. Aliado a isso, a Polícia Militar irá alocar seus recursos operacionais para atuação específica nas área comerciais e bancárias a fim de promover um verdadeiro corredor de segurança. Os militares empregados na Operação ROTA SEGURA terão as atenções voltadas à abordagens de indivíduos em situações que possam gerar suspeição, e assim atuarão no sentido de prevenir crimes de roubo de maneira geral”.

De acordo com o Comandante do 11º BPM, Tenente Coronel Luciano Reis, “na ‘Operação ROTA SEGURA’ a comunidade perceberá o aumento da presença policial nas principais vias da cidade, em horários de maior movimentação financeira. Isso será um ganho para todos de maneira geral, pois seguramente inibirá quaisquer ações de infratores nestes locais. Sem contar que, oportunamente, as ações da Operação ROTA SEGURA ainda serão estendidas para os maiores municípios da área do 11º Batalhão de Polícia Militar.”

ATUAÇÕES COM FOCO NOS INFRATORES

Além das atividades de prevenção criminal, as Polícias Militar e Civil, atuarão em conjunto no sentido de compartilharem informações sobre o andamento das investigações dos principais indivíduos envolvidos neste tipo de crime em Manhuaçu e região.

Segundo a Doutora Alexandra, Delegada responsável pela investigação de crimes contra o patrimônio da 6ª DRPC “esta iniciativa é fundamental, pois as ações em conjunto entre os órgãos de segurança e a comunidade são de grande importância para podermos reprimir a prática desta modalidade criminosa em nossa região”.

Desta maneira, as ações repressivas pretendem tirar de circulação, ou seja, efetuar a prisão e encaminhar à justiça para consequente cumprimento de pena, os membros de quadrilhas envolvidas neste tipo de prática criminosa.

DENÚNCIAS

A Polícia Militar ainda ressalta que a comunidade pode contribuir, e muito, com as ações de segurança pública, através de denúncias que tragam informações sobre a identificação de possíveis envolvidos neste tipo de crime. Os canais oficiais para a realização de denúncias são o 190 no caso de emergências policiais e o Disque Denúncia Unificado, 181.

Informações PM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *