Chuvas: Defesa Civil se reúne em Manhuaçu

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil solicitou e a prefeita Imaculada convocou uma reunião com representações do governo municipal e das forças de segurança para criar um Plano de Contingência diante do cenário de chuvas na região. A Prefeitura de Manhuaçu foi representada pelos secretários de Obras, Planejamento Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social e Comunicação, além dos diretores das autarquias SAAE e SAMAL e do Diretor do Departamento de Trânsito. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram a presença do estado no encontro.

Tem chovido muito nas últimas horas e a previsão aponta para uma continuidade desse cenário pelos menos até a noite desta segunda-feira. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu, Vininha Nacif, o volume do rio está sendo monitorado, mas a preocupação maior é com as regiões de encostas. “Já tivemos registros de deslizamento, felizmente sem vítima. A nossa principal preocupação é com as famílias que moram nas áreas mais altas da cidade onde a chuva está encharcando a terra e o risco só aumento com essa situação. Pedimos que as pessoas que fiquem atentas ao menor sinal de perigo e nos comunique imediatamente que vamos tomar as providências” – orientou.

Tenente Suelen Mafra, chefe da assessoria de comunicação do 11º Batalhão, informou que “as equipes da Polícia Militar de todos os municípios da região estão atentas e monitorando os rios, principalmente nas cabeceiras. Em caso de possibilidade de transbordo as viaturas passam alertando a população com dispositivos de alerta como sinere e giroflex” – explicou a militar.

Roberto Fully, secretário de Planejamento, informou que “o Plano de Contingência foi criado para agir em caso de necessidade e inclui grande aparato de homens e máquinas da secretaria de Obras, SAAE e SAMAL, monitoramento e vistorias por vários mecanismos, plantão de ambulâncias e profissionais da saúde dos dois lados do rio e estrutura de acolhimento da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social”.

O Corpo de Bombeiros tem monitorado as encostas e tem sido grande referência da população dos locais de maior risco de deslizamento de terra. O tradicional número para ligações de emergência é o 193. A rede de contatos está montada e de plantão para mobilizar todos os serviços disponíveis nesse momento de atenção.

 

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *