Vida e Saúde: Cuidado com as dietas radicais

Quais os riscos das dietas radicais?

As dietas radicais provocam uma mudança brusca que força o organismo a compensar a perda de peso, podendo provocar uma compulsão por alimentos não saudáveis. Além disso, os alimentos usados em algumas dietas restritivas, possuem baixo valor calórico e pouca variedade, pois elas exigem grandes restrições alimentares, o que pode trazer deficiências nutricionais e prejuízos à saúde.

Para o Guia Alimentar para População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, alimentação diz respeito à ingestão de alimentos que contêm e fornecem nutrientes. Vale lembrar também que o excesso de atividade física também pode ser prejudicial à saúde e provocar lesões.

Qual o melhor caminho para perder peso?

Respondendo à pergunta inicial, não existe atalho para emagrecer. O melhor caminho é a mudança do estilo de vida. O processo de emagrecimento envolve vários aspectos que vão além de comer menos apenas. Soluções rápidas para reduzir peso geralmente não são saudáveis e a adoção de dietas restritivas e aleatórias podem trazer consequências negativas para a saúde.

A melhor prática para perder peso é preferir alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados. A combinação de uma alimentação saudável e adequada à prática regular de atividade física contribui tanto para a perda quanto para a manutenção do peso em longo prazo.

O ideal é incorporar novos hábitos ao cotidiano gradativamente, de modo que quem quer perder peso possa descobrir novos prazeres tanto nos alimentos e preparações saudáveis quanto nas atividades físicas escolhidas.

Para mais informações, procure uma equipe de atenção primária na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua residência e veja quais as ações estão disponíveis para auxiliar no controle e prevenção da obesidade.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *