COVID-19: Zema diz que vacinação começa ‘na semana que vem’; Manhuaçu recebe seringas

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, nesta quinta-feira (14/01), que a vacinação contra a COVID-19 em Minas Gerais terá início em até 48 horas após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O plano de logística no estado já está pronto, mas, segundo Zema, uma reunião com o Ministério da Saúde será feita para alinhar os últimos detalhes.

De acordo com Zema, uma conversa com todos os governadores está prevista para acontecer na próxima terça-feira (19/01), com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Apesar disso, o governador disse que Minas Gerais tem um planejamento pronto e próprio para fazer a distribuição dos imunizantes pelo estado.

“Não sabemos ainda se a vacina vai ser disponibilizada em São Paulo ou em Brasília. Mas qualquer que seja o local onde ela estiver, nós já temos aqui planos para que aviões, carros, etc, levem essa vacina de forma refrigerada para todas as regionais de saúde do estado”, disse Zema, em entrevista à Rádio CBN de Juiz de Fora.

149 mil seringas agulhadas são repassadas para a SRS Manhuaçu

O Governo de Minas Gerais começou a entregar seringas agulhadas que servirão para a vacinação contra a covid-19 para a Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu. São 149.250 seringas entregues nessa primeira etapa.

No total, são 7 milhões de seringas em todo o Estado. Mais de 450 câmeras frias, que servirão para armazenamento dos imunizantes, também foram entregues. No total, 617 freezers, com capacidades entre 200 e 400 litros, foram adquiridos. O transporte é feito por meio de caminhões baús dos Correios, com os quais a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) fez contrato de exclusividade.

De acordo com o Governo de Minas, a SRS Manhuaçu recebeu 36.500 seringas com agulha 20 x 5,5 e 112.750 seringas com Agulha 25 x 6. Em postagem nas redes sociais, o Diretor da SRS Manhuaçu, Juliano Estanislau, confirmou que “recebemos as seringas e já estamos preparando a logística para receber as primeiras doses. Importante destacar que o processo é coordenado em conformidade com o Plano Nacional de Imunização (PNI)”.

As outras regionais próximas também foram atendidas. Foram 91.250 seringas para Leopoldina, 121.500 para Ponte Nova, 256.000 para Coronel Fabriciano e 232.500 para Governador Valadares.

Ao todo, o Governo de Minas comprou 50 milhões de seringas. Deste montante, 21 milhões de unidades já chegaram ao estado. As regionais de saúde do Estado farão a entrega dos insumos para os municípios de sua jurisdição, para que todos estejam preparados para quando a vacina chegar.

Logística

A logística para organizar a imunização da população contra o SARS Cov-2 será semelhante à utilizada nas campanhas contra a Influenza: as seringas agulhadas saem do almoxarifado da Secretaria e da Rede Estadual de Frio do estado. A partir destes pontos são transportados a cada uma das regionais de saúde, que contatam os municípios. Eles são responsáveis por providenciar o recolhimento e armazenamento adequado dos materiais.

Todo o trabalho de logística e distribuição dos insumos está sendo feito em parceria pelos Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, além do auxílio das Forças Armadas.

Desde setembro do ano passado, a SES-MG vem executando o Plano de Contingenciamento para Vacinação Contra a Covid-19. O objetivo é que a vacina chegue a todos os mineiros.

Com informações uai.com.com.br/Agência Minas/Portal Caparaó

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *