Estudantes de medicina participam de Workshop da Vigilância em Saúde

18-11-visa 18-11-visa2
<
>

Com o objetivo de conhecerem a estrutura da Vigilância em Saúde, que é composta pelas Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, os acadêmicos do curso de Medicina da UNIFACIG participaram do 1º Workshop promovido pelo setor.

Os acadêmicos e a coordenadora, Roberta Mendes Von Rondow foram recebidos pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Lorena Gonçalves, que fez uma rápida apresentação sobre o conjunto das ações e a estrutura oferecida.

Em seguida conheceram a estrutura física, funcional e organizacional, além da competência e funcionamento de todo o sistema das três vigilâncias. Várias estações foram montadas, para que os acadêmicos pudessem acompanhar as explicações das equipes técnicas, sobre o mecanismo utilizado em cada setor.

Na estação de vacina (Imunização), eles aprenderam o uso e a necessidade da temperatura da geladeira, para manter a vacina. No setor de Vigilância Sanitária conheceram os tipos de inspeção, atendimento das denúncias feitas pela população, legislação obrigatória a ser seguida, modelos de guia para cada estabelecimento e relatórios. Aos acadêmicos, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica, doenças, diagnóstico e os recursos a serem destinados para atender todas as necessidades.

Conheceram as ações que são desenvolvidas na Vigilância Ambiental, o serviço dos agentes de Endemias, materiais utilizados para a eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, meios adequados, o inseticida utilizado para o combate, utilização de Fumacê e a bomba, para o ataque considerado extremo e fora do controle.

Segundo Bárbara Evelin, Gerson Leite que integram a Vigilância Sanitária e, Fernando Rocha (atendente Call Center), a visita foi valiosa para que eles pudessem conhecer o funcionamento de toda a estrutura do sistema de Vigilância em Saúde, sobretudo, por que serão futuramente médicos. Para os profissionais que atuam diariamente no trabalho preventivo, recepcionar os acadêmicos do curso de Medicina foi diferente e, ao mesmo tempo um aprendizado.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *