Tombense e Atlético decidem o Mineiro

Mais de 220 dias depois de a bola rolar para a primeira partida da rodada inicial, o Campeonato Mineiro, enfim, terminará neste domingo. A partir das 16h, Atlético e Tombense duelam no Mineirão pelo título da competição, que foi paralisada entre março e julho em função da pandemia do novo coronavírus. O time alvinegro tem vantagem e será campeão até com um empate, já que venceu o jogo de ida da final por 2 a 1, na última quarta-feira. À equipe do interior, resta buscar uma vitória por qualquer placar para fazer história e ficar com a taça pela primeira vez.

Apesar de ser considerado o campeonato de menor peso no ano, o Estadual ganhou importância extra na temporada atleticana. Eliminações precoces na Copa do Brasil e na Sul-Americana, turbulências políticas às vésperas da eleição presidencial e mudanças drásticas no planejamento ao longo de 2020 fizeram com que o Mineiro reverberasse com maior intensidade tanto dentro, quanto fora de campo. Por isso – e para garantir maior tranquilidade para executar o trabalho no decorrer do Brasileirão -, o técnico Jorge Sampaoli prega atenção total na finalíssima deste domingo.

Do lado do Tombense, a estratégia é repetir a postura que incomodou o Atlético de Sampaoli no jogo de ida no Mineirão. Apesar da derrota, a equipe do interior conseguiu dificultar a construção ofensiva rival, que teve a posse de bola na maior parte da partida, mas criou poucas oportunidades claras de marcar. Tanto é que o gol da vitória saiu apenas aos 52 minutos da etapa final, em finalização de Keno, que desviou na defesa e enganou o goleiro Felipe Garcia.

Fundado em 1914 e profissionalizado em 1999, o Tombense chegou à final do Campeonato Mineiro pela primeira vez. Ao longo da competição, registrou a melhor campanha. Liderou a fase classificatória com 26 pontos (oito vitórias, dois empates e só uma derrota), teve a melhor defesa (seis gols sofridos) e o terceiro melhor ataque (18 marcados). Nas semifinais, ganhou duas vezes da Caldense.

Por ter terminado a primeira fase na liderança do torneio, o time do interior será campeão caso acumule vitória e derrota pelo mesmo saldo. No entanto, com o revés para o Atlético na partida de ida, um empate garante o título ao Alvinegro.

Superesportes

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *