Cães da PM: Titan aposenta… chega Kacau

A Polícia Militar recebe doação de mais uma integrante da ROCCA. A Cadela Kacau irá substituir o Cão Titan que se aposenta após oito anos de atuação.

Titan e Kacau (à esquerda)

A cadela de faro KACAU chegou para se juntar aos trabalhos da ROCCA – Rondas Ostensivas com Cães do 11º Batalhão de Polícia Militar. A mais nova integrante da PM foi uma doação feita pelo Canil Casa da Cinofilia de Itabira/MG. A cadela de faro da raça Pastor Alemão Capa Preta possui nove meses e já passou por treinamentos iniciais no Canil Central da ROCCA de Belo Horizonte, onde foi atestado que a Kacau possui habilidades e comportamentos essenciais para a atividade policial.

Kacau, cadela policial da ROCCA

A partir de agora, a cadela de faro KACAU vai continuar seu treinamento com a equipe ROCCA do 11º BPM para ser acondicionada a trabalhar no enfrentamento da criminalidade, juntamente com o cão de faro AQUILES.

TRAJETÓRIA DO CÃO TITAN E SUA MERECIDA APOSENTADORIA

Titan, quase 9 anos de combate ao crime

Em 12 de maio de 2012 o plantel do 11° BPM foi contemplado com a chegada do seu fiel companheiro Titan, pertencente a raça Pastor Belga Malionis. Servindo no Sentinela do Caparaó desde os seis meses de idade (agora com quase 09 anos), o Titan foi treinado para desenvolver habilidades necessárias no combate à criminalidade.

Foram muitas operações, drogas ilícitas e armas de fogo apreendidas. Titan deu grandes prejuízos ao crime! Seu treinamento era constante para não perder a forma. Sempre valente e bem disposto, o cão de faro Titan seguia seus companheiros da ROCCA na árdua missão de servir e proteger a sociedade mineira.

O competente Cão Titan já é um “senhor”, apesar de sua disposição parecer a de um “jovem” recruta! E neste ano de 2020, ele foi acometido por um problema em uma das patas, precisando ser submetido à cirurgia. Titan está se recuperando bem, entretanto após seu tratamento pós operatório ofertado pela clínica veterinária Auquimia, ele passará para a “reserva altiva”.

“Para nós foi uma honra tê-lo como companheiro e amigo fiel. Titan, sem dúvida alguma, é um marco na história do policiamento com cães do 11° BPM” destacou o 2° Sargento Robson, um dos condutores do cão.

O Titan será adotado por um de seus companheiros de serviço, o 3º Sargento Fábio Thomaz que expressou grande alegria em recebê-lo “Pra mim é uma satisfação muito grande receber o Titan, pois o acompanho desde sua chegada na ROCCA do 11º Batalhão. Ele chegou aqui com quatro meses de idade, e nós participamos do treinamento dele desde o início até a sua evolução para se tornar a potência que se tornou, participando de grandes ocorrências, grandes apreensões. E eu fico muito feliz de cuidar dele agora, na sua aposentadoria, pra sermos parceiros nessa nova etapa de sua vida…” Finalizou o Sargento Fábio.

Informações PM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *