Projeto Castramóvel é realizado com sucesso em Manhuaçu

A ação para esterilização de animais realizada pela Prefeitura, Secretaria de Saúde e Clínica Municipal Bem-Estar Animal foi realizada com sucesso em Manhuaçu, nos últimos dias.

O Projeto “Castramóvel” esteve realizando o trabalho, através de um contrato firmado entre o município e a Sociedade Ubaense de Protetores de Animais (SUPA). Durante dez dias, a carreta Castramóvel realizou 500 cirurgias em cães e gatos (fêmeas) em Manhuaçu.

Nos últimos três dias, a unidade móvel (furgão) atendeu os distritos de Ponte do Silva e Vila Nova, onde foi montada uma estrutura que possibilitou estender o atendimento aos animais oriundos dos distritos de Realeza, Santo Amaro de Minas, São Pedro do Avaí, Sacramento e Dom Correa.

A castração foi realizada, a partir de padrões reconhecidos de segurança e higiene, com a vantagem de oferecer um restabelecimento pós-cirúrgico rápido e descomplicado.

Além do acompanhamento pelo médico veterinário da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Rolim, a equipe do Castramóvel teve o apoio dos integrantes dos grupos de protetores de animais da cidade, moradores dos distritos atuaram como voluntários e estagiários da Clínica Municipal.

Rafael Rolim destaca ainda, a parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, além dos setores de Licitação, Compras, Transporte,Vigilância em Saúde e o apoio da comunidade.

População reconhece resultado alcançado

O projeto é fundamental para reduzir o abandono de animais e, promover o controle populacional dos mesmos, lembra o médico veterinário, Rafael Rolim.

Segundo ele, o trabalho foi bastante árduo, com a participação de toda a equipe em prol de alcançar o objetivo.”Agradeço o apoio da Prefeitura, Secretaria de Saúde, os protetores de animais e equipe da SUPA pela meta alcançada. Esse é o inicio de um trabalho contínuo, para que possamos ter um controle populacional eficiente aqui no nosso municipio”,ressalta o coordenador Rafael Rolim.

O serviço oferecido pelo município para esterilizar os animais de rua, foi bem aceito pela população, que cobrava ação de controle populacional municipal.

O Castramóvel retorna à Manhuaçu em outubro, para realizar a castração de mais 570 animais. Na segunda etapa, outras comunidades também serão atendidas.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *