Governo do Estado define Ondas e região de Manhuaçu é incluída na amarela

O Governo de Minas definiu, após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quarta-feira (05/08), as ondas que cada município do estado deve seguir com o novo Minas Consciente. O plano foi reformulado após consulta pública, para se adaptar ao atual momento de pandemia do novo coronavírus. Pelas novas definições, a macrorregião de saúde do Leste do Sul, onde estão inseridos os municípios de Manhuaçu e cidades vizinhas, fazem parte da onda amarela por terem apresentado índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais.

Com a onda Amarela, além dos serviços essenciais, ficam autorizados a funcionar Bares (consumo no local); Autoescola e cursos de pilotagem; Salão de beleza e atividades de estética ; Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; Papelaria, lojas de livros, discos e revistas; Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; Comércio de itens de cama, mesa e banho; Lojas de móveis e lustres; Imobiliárias; Lojas de departamento e duty free; Lojas de brinquedos.

Também estão incluídas na onda amarela as macrorregiões de Saúde Norte, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Centro-Sul e Sudeste. Já as macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Jequitinhonha, Nordeste, Leste e também o Vale do Aço, estão na onda vermelha do novo plano.

Com isso, nas cidades da região, fica autorizada a abertura apenas dos seguintes serviços: Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência; Bares (somente para delivery ou retirada no balcão); Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros; Serviços de ambulantes de alimentação; Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop; Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito; Vigilância e segurança privada; Serviços de reparo e manutenção; Lojas de informática e aparelhos de comunicação; Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões; Construção civil e obras de infraestrutura; Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Nenhuma macrorregião mineira apresentou, até o momento, índices favoráveis para a inclusão na onda verde, que permite a abertura de academias, clubes e cinemas.

Além disso, a partir de sábado (08/08), 362 cidades mineiras com menos de 30 mil habitantes poderão avançar automaticamente para a onda amarela do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para garantir a retomada segura das economias locais.

Esses municípios, que agora estão autorizados a abrir serviços não essenciais, como bares e restaurantes, registraram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. O avanço poderá acontecer independentemente da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridos.

A regra específica para cidades pequenas é uma das mudanças trazidas pelo novo Minas Consciente. O plano foi reformulado, após consulta pública, para se adaptar ao atual momento da pandemia, mantendo como prioridade a saúde dos mineiros. O tratamento diferenciado para cidades menores levou em conta que a maior parte delas não possui transporte coletivo relevante e apresenta menos tendência a aglomerações. Minas Gerais possui 763 cidades com menos de 30 mil habitantes.

 

Edição: Júlio Oliveira/Cidade Total

Fonte: Agência Minas

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *