Minas deve ter redução de casos de coronavírus nos próximos 15 dias, estima SES

Minas Gerais deve começar a ter reduzidos os casos de coronavírus.  A estimativa foi dada pelo secretário estadual de saúde, Carlos Eduardo Amaral, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (27). O gestor da pasta disse que a partir de meados de agosto a curva da infecção no Estado tende a sair do platô no alto – uma estabilização de casos, que ainda são muitos –  para uma queda em si.

“Tudo leva a crer que nós estamos no nível que é um nível de ocupação de leitos que seria talvez o máximo que nós venhamos a ter. Então, há uma tendência natural que isso comece a reduzir a medida que o tempo passe nós estamos trabalhando com universo de tempo por volta de 15 dias. Isso não é uma matemática exata porque tem vários fatores associados e vinculados”, explicou Amaral.

Segundo o secretário, a taxa média de ocupação de leitos de UTI no Estado é de 68%, sendo 78% nas regiões com mais casos.  Os de enfermaria, por sua vez, tem essa mesma ocupação em 58%. “Isso vem se mantendo há 10 dias, então, nós entendemos que estamos saindo do platô, mas aquém do que seria aquele pico, e  que isso (curva epidemiológica) só vai começar a baixar a medida que houver o aumento da imunidade da população, que nós entendemos que talvez comece nos próximos 15 dias ainda”, reforçou Amaral.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *