Vigilâncias Ambiental e Sanitária orientam moradores sobre riscos da Doença do Pombo

pombo1 pombo2 pombo3 pombo4
<
>

Preocupados com o surgimento de pombos nas residências,os moradores das Ruas Aparício Caldeira, Márcio José de Campos e Conceição Doloio Pinheiro (B.Pinheiro) solicitaram ação da Vigilância Ambiental. De imediato, a equipe elaborou um cartaz contendo informações relevantes, para orientar os moradores sobre o comportamento a ser adotado, a fim de evitar a permanência das aves (pombos) nas proximidades das residências.

Os agentes de Combate a Endemias realizaram na tarde da sexta-feira, 24/07, o trabalho de conscientização e, ao mesmo tempo afixaram cartazes nos muros e entregaram aos moradores panfleto explicativo. O cartaz informa que alimentar os pombos faz com que fiquem domesticados, tornam-se dependentes do ser humano, reproduzem mais vezes por ano e colocam mais ovos em cada postura. As fezes provocam entupimento de calhas, apodrecimento de forros e podem transmitir doenças graves como meningite e pneumonia, que podem levar à morte.

DOENÇAS CAUSADORAS

Os agentes de Endemias também chamaram a atenção, para o risco do contato ou a inalação de poeira em ambientes que possuem as fezes dos pombos. Provoca uma série de doenças graves como a Criptococose ou Doença de Pombo, a Histoplasmose ( inflamação no cérebro), Ornitose, Salmonelose ( infecção intestinal), Dermatites e alergias, entre outras.

Todas essas doenças apresentam sintomas como dor de cabeça, febre, náuseas, suor noturno. Algumas apresentam vermelhidão na pele, semelhantes a picadas de insetos, além de vômitos, diarreia, e rinites.

Para maiores informações, basta ligar para a Vigilância Ambiental (33) 3332-3534.

Assessoria de Comunicação da SMS

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *