Secretário afirma que vacina que vacina é muito promissora

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, avaliou que a vacina contra a COVID-19, que deve começar a ser testada em Minas, é uma das mais promissoras. O secretário lembrou que há inúmeras vacinas em desenvolvimento no mundo, em diferentes fases de testagem.

Nesta segunda-feira (20), o Brasil recebeu vacinas para testagem contra o novo coronavírus, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. Minas será um dos estados brasileiros que participarão dos ensaios clínicos.
“A vacina, que está sendo testada em Minas, é uma das mais promissoras. Confirmando-se a sua utilidade, eficiência e eficácia, essas vacinas vão demorar um pouco para que se tenha uma produção, em escala tal que todo mundo possa receber.”
O secretário destacou a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesse esforço mundial de uma proteção contra o novo coronavírus. “Em relação a essa vacina que está sendo testada, nós temos uma equipe da UFMG, que está participando dessa pesquisa. De uma forma geral, temos várias vacinas sendo desenvolvidas mundo afora. Essas vacinas estão em estágios diferentes de pesquisa”, afirmou.
Carlos Eduardo lembrou, porém, que ainda há caminho longo até que a substância esteja comercialmente disponível para uma aplicação em massa.  “O fato é que a tendência é de que tenhamos sim vacinas para o combate à COVID.”
O secretário ainda lamentou a marca de 2 mil mortes em Minas, reafirmando que o estado passa por um platô em relação à curva de crescimento da doença. “Tudo que nós queríamos era buscar uma redução das taxas de transmissão de forma que não tivéssemos uma explosão no número de casos e, dessa forma, não tivéssemos óbito por desassistência”, disse em relação ao fato de a projeção de pico para 15 de julho não ter se confirmado.
Informações Agência Minas

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *