Fibromialgia: o que é e quais complicações o inverno pode trazer?

A fibromialgia se dá por uma disfunção no cérebro que ainda tem causas desconhecidas e não tem cura, mas pode ser tratada para trazer mais qualidade de vida ao paciente.

Essa condição afeta até 6,6% da população mundial e o principal sintoma é a dor, em crises, o paciente chega a tremer e até o simples toque da roupa sobre a pele causa incômodo.

O Dr. Fernando Gasparin, reumatologista do Hospital Santa Clara, cita algumas características da condição e destaca formas de tratamentos que amenizem o problema.

“O corpo dói por inteiro e o sono não é reparador, ou seja, mesmo após uma noite de sono a pessoa ainda acorda com sensação de esgotamento físico. Formigamento, queimações e enxaquecas também fazem parte da vida de quem tem fibromialgia. Para amenizar esses sintomas existem medicações e terapias alternativas”, afirma o reumatologista, Dr. Fernando Gasparin.

O problema pode ser decorrente de uma série de condições, dentre elas: infecções, problemas hormonais, estresse e depressão. É mais comum o aparecimento dessa doença entre os 30 e 50 anos, principalmente nas mulheres.

Fibromialgia tem tratamento?

De acordo com Dr. Fernando, o tratamento mais indicado é a atividade física. “Isso porque, ao se exercitar, o organismo libera neurotransmissores como a serotonina, que age como analgésico natural e dá sensação de bem-estar. Além disso, essa prática traz uma melhora na qualidade do sono, reduzindo a dor e a fadiga”, explica o médico.

Ao começar as atividades físicas é comum sentir dores, mas isso não pode ser motivo para a desistência. “À medida que começam a fazer os exercícios, o paciente com fibromialgia pode se queixar de aumento na dor e fadiga, porém é muito importante insistir nessa rotina e a atividade física deve ser incluída aos poucos. Nessa fase, é fundamental o apoio da família e do médico para incentivar o paciente a não desistir”, relata o especialista.

Tratamentos complementares como yoga e acupuntura podem trazer benefícios em alguns casos. “Os sintomas podem aumentar ou diminuir ao longo de cada fase da vida. E apesar da presença de sintomas crônicos, a maioria das pessoas com fibromialgia leva uma vida normal e ativa” relata o reumatologista.

Fibromialgia no inverno: como proceder?

É fato que as dores nas articulações podem aumentar no frio. A fibromialgia é uma doença relacionada ao sistema nervoso central e afeta diretamente no mecanismo de controle da dor.

Dores nos tendões e articulações são comuns quando a temperatura cai. “É fundamental continuar o tratamento durante o inverno e mesmo com o desânimo provocado pelo frio, não se deixar abater. Nada de ficar em casa embaixo do cobertor, movimente-se! Continue sua rotina de exercícios e evite as complicações dessa doença que é bastante incômoda”, finaliza o reumatologista.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *