Aumento de casos de Covid-19 volta a fechar o comércio de Manhuaçu

Durante a reunião na tarde desta segunda- feira, 22/06, integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiram pelo fechamento do comércio de Manhuaçu, depois da confirmação de 118 casos, até o último boletim divulgado no domingo, 21/06. Já no boletim desta segunda-feira, 22/06, o número subiu para 127 com 4 mortes confirmadas. 100 casos seguem sendo investigados. As notificações somam neste momento 866 casos. 639 foram descartados em exames.

A reunião contou a presença de representantes da área de saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros,vereadores e outros segmentos representados para estudar a melhor proposta de frear a proliferação da pandemia.

Ao final do encontro, a maioria dos participantes decidiu por uma “medida dura, no sentido de despertar a população a obedecer às normas adotadas desde o início e as orientações dos órgãos governamentais. O Comitê entendeu e decidiu que esta foi a alternativa encontrada, visto que 100% dos leitos estão ocupados e, o quadro gera preocupação. “Hoje temos o Brasil conta Comigo em Manhuaçu, com a participação de acadêmicos atuando nas Unidades de Saúde e no Hospital Cesar Leite. “Nossa expectativa é que, com o fechamento a situação volte ao controle”, detalhou a secretária karina Gama, membro do Comitê.

Com a decisão funcionarão serviços essenciais como supermercados, farmácias, drogarias, fabricação e montagem de materiais clínicos hospitalares, peixarias, padarias, quitandas, hipermercados, açougues, centro de abastecimento e alimentos, distribuição de gás, bebidas, água mineral, comercialização de combustíveis e derivados, embalagens, hortifrutti, restaurantes em pontos ou postos de parada em rodovias, atividades agropastoris, agroindustriais, agências bancárias, clínicas veterinárias, cadeia industrial de alimentos, serviços relacionados à tecnologia, agroindustriais e laboratórios de análises clínicas.

O diretor técnico do Hospital Cesar Leite, Dr. Luiz Cláudio, chama a atenção para a ocupação dos dez leitos da UTI Covid-19 existentes na unidade. Está com lotação máxima e mais onze pacientes na Enfermaria. “É necessário segurar e fazer algo diferente. Frear a população para que fique em casa e, assim evitar uma situação pior. Vivencio isso todos os dias e, as ruas de Manhuaçu estão lotadas”, disse Dr. Luiz Cláudio. A mesma observação é feita pela prefeita Cici Magalhães sobre as ruas superlotadas, lojas cheias e, muitas pessoas desrespeitando as normas legais. A medida passa a valer a partir desta terça-feira, 23/06.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu/Foto Portal Caparaó

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *