Menina de 14 anos morre após explosão de celular

Dormir com o celular próximo ao rosto é um hábito muito comum. Não à toa os números de acidentes relacionados a esta atitude vêm aumentando no mundo todo.

Desta vez, uma menina de 14 anos do Cazaquistão morreu ao pegar no sono enquanto escutava música nos fones de ouvido, ao mesmo em que o telefone móvel (que não teve sua marca divulgada) estava carregando na tomada.

Segundo a polícia, o aparelho estava debaixo do travesseiro de Alua Asetkyzy Abzalbe e foi superaquecendo até explodir na cabeça da jovem, no período da manhã. A morte foi imediata, já que os ferimentos foram graves.

Quando os paramédicos chegaram à casa da menina, não foi possível reanimá-la, pois ela já estava morta há um tempo. A tragédia, que virou notícia em muitos países, acabou gerando uma onda de comoção e alerta em torno da questão.

Acidentes com celular

Segundo o engenheiro eletricista João Carlos Lopes Fernandes, doutor e professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), acidentes semelhantes ao de Alua acontecem, geralmente, quando o carregador que está sendo usado não é original.

O ideal é usar carregadores e cabos originais do aparelho, já que as voltagens entre os modelos são diferentes. “Os carregadores originais, feitos para o aparelho, têm um controle e proteção maiores durante o carregamento”, explica o especialista.

Os carregadores originais possuem um dispositivo que entende quando a bateria está completa e, automaticamente, suspendem a passagem de energia. Desta forma, possíveis acidentes são evitados.

Veja outras atitudes que você pode tomar para evitar que a bateria do celular exploda:

  • Carregue a bateria preferencialmente com o celular desligado
  • Nunca deixe o aparelho exposto ao sol ou local aquecido
  • Evite o contato do celular com água e outros líquidos
  • Prefira deixar o celular em local afastado da cama durante a noite
  • Não durma com o celular em uso (tocando música, jogando games, etc).

Cuidados com uso de celular

Uso do celular pode trazer prejuízos à saúde

Como o uso excessivo do celular afeta a saúde

www.minhavida.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *