Evite líquidos junto com a comida

 O hábito de ingerir líquidos durante as refeições também é muito comum em casa, seja no almoço, jantar ou lanche. Os eleitos para fazer esse acompanhamento geralmente são sucos e refrigerantes, mas em alguns casos entram aí as bebidas alcoólicas, como vinhos e cervejas.

Apesar de parecer harmonizar muito bem com esse momento, a ingestão de líquidos durante as refeições principais (almoço e jantar) não é recomendada, essa prática pode resultar em distensão no estômago, dificultando a digestão.

O problema fica ainda maior quando falamos da ingestão de bebidas adoçadas, como refrigerantes e sucos artificiais. Eles por si só já proporcionam malefícios ao organismo pelo alto teor de açúcares em sua composição, mas quando associados a outros alimentos podem contribuir para o aumento das calorias ingeridas em uma mesma refeição.

Quando for realmente necessário beber alguma coisa, é importante ficar atento à quantidade. Em geral, não será prejudicial se o líquido for ingerido de maneira moderada (até um copo americano). E se possível, dê sempre preferência à água.

Os sucos de frutas naturais, sem ou com pouco açúcar, também podem ser consumidos, de preferência aqueles contendo frutas ricas em vitamina C, como acerola, laranja, limão, goiaba, caju, mamão e kiwi, entre outras, por auxiliarem na absorção do ferro, conforme recomenda o livro do Ministério da Saúde.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *