Vida e Saúde: Diferença entre prostatite aguda e crônica

Dor ou sensação de ardência durante a micção; Urinar com frequência, particularmente à noite; Urgência incontrolável para urinar; Urina turva; Sangue na urina; Dor abdominal, nas costas ou na região da virilha; Desconforto na região do pênis e testículos; Ejaculação dolorosa; Sintomas semelhantes aos de uma gripe (nos casos de prostatite bacteriana).

Diferença entre prostatite aguda e crônica

A prostatite aguda também pode ser chamada de infecção bacteriana aguda da próstata e é uma condição mais frequente em homens acima de 40 anos. Ela começa quando uma bactéria invade o tecido da próstata.

A condição é um quadro que requer cuidado médico imediato, podendo necessitar de internação hospitalar para a administração de antibióticos intravenosos. Felizmente, a grande maioria dos casos pode ser tratada com repouso domiciliar, ingestão de líquidos em abundância e antibióticos por via oral.

A prostatite aguda se diferencia do quadro crônico por apresentar um quadro rico em sintomas e que pode evoluir rapidamente para piora progressiva no estado geral do paciente.

Os casos mais graves, inclusive, podem levar a um quadro conhecido por septicemia, que é a circulação de bactérias em grande quantidade na corrente sanguínea. Este quadro requer internação hospitalar e, em casos mais graves, cuidados em UTI.

Já a prostatite crônica costuma ter uma apresentação gradual e pode persistir por muitos meses, com sintomas como desconforto ao urinar de intensidade leve ou moderada. Alguns homens podem apresentar um quadro de sintomas inespecíficos, como dor na região do períneo, bolsa escrotal ou parte inferior do abdômen.

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *