PM realiza Operação Safra Segura em Abre Campo

A Polícia Militar através da 272ª Companhia realizou o lançamento neste mês de maio da ‘Operação Safra Segura’, com o objetivo de potencializar o policiamento na área rural dos municípios que compõem a área da Companhia (Abre Campo, Sericita, Pedra Bonita, Matipó, Caputira e Santa Margarida).

Segundo o Capitão Túlio, Comandante da 272ª Companhia, esta operação tem por objetivo trazer tranquilidade e prevenir crimes na zona rural desses municípios. O oficial ressalta que o efetivo de Patrulha Rural está sendo lançado tanto durante o dia quanto no período noturno para dar tranquilidade para o produtor rural na execução de seu trabalho em virtude deste período de colheita de café.

A preocupação da Polícia Militar é com o aumento expressivo de circulação de pessoas e valores na região rural, por isso as equipes de Patrulha Rural realizarão visitas aos produtores rurais para a realização de cadastros e busca de informações importantes para o planejamento das ações da PM, além de transmitir orientações para que todos busquem adotar medidas de autoproteção.

APOIO DA COMUNIDADE

De acordo com o Capitão Túlio, a fim de dar maior agilidade no repasse de informações entre PM e produtores rurais, foi criado no âmbito da 272ª Cia um grupo de whatsapp da Operação Safra Segura.
Por este grupo, a Polícia Militar recebeu retorno de alguns produtores rurais que já percebem o reforço no policiamento na área rural:

“isso mostra como a gloriosa PM está focada em dar retaguarda para que os cafeicultores, que são responsáveis por 80% da economia de nossa região, possam dormir com tranquilidade, sabendo que nossa safra está segura, parabéns pela iniciativa e a cada dia que passa aumenta nosso respeito por vocês”.

“Parabéns a todos os policiais envolvidos na Patrulha Rural, nós moradores da área rural, estamos muito mais seguros vendo o trabalho de vocês em todos os córregos do nosso município. Agradecemos este trabalho em nome de todos nós, moradores rurais”.
“Estamos felizes com este trabalho e de saber que podemos contar com vocês”.

DENÚNCIAS

Vale destacar, que a Polícia Militar depende muito de denúncias realizadas pela comunidade, para conseguir prevenir a ocorrência de crimes. A identidade dos denunciantes é sempre preservada e o sigilo é absoluto.

Todo cidadão pode ser parceiro da PM, denunciando atividades e pessoas suspeitas, pelos números 190 (emergências policiais) e 181, que é o Disque Denúncia Unificado, onde a pessoa não precisa se identificar e recebe uma senha para acompanhar as investigações. Ou se preferir, o cidadão consegue realizar denúncias conversando diretamente com o policial que realiza o patrulhamento na sua comunidade.

E por fim e reforçando, as principais MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO PARA O PRODUTOR RURAL são as seguintes:

– Não deixe café colhido nas lavouras. Além disso, os galpões devem estar sempre bem trancados e iluminados. E o mais importante, nunca deixe grande quantidade de café estocado na propriedade.

– Evite deixar roçadeiras, motosserras, ou qualquer outro equipamento de valor nas lavouras. Mantenha-os em local bem trancado.

– Suspeite de pessoas que estejam rondando as fazendas, principalmente à noite. Procure anotar a placa e a cor destes veículos, repassando estas informações o mais rápido possível para a Polícia Militar.

– Antes de contratar, exija sempre os documentos de identificação, endereço e referências de outros locais onde o trabalhador já prestou serviço. Se houver qualquer suspeição, comunique a PM.

– Priorize o pagamento de funcionários e fornecedores com cheque. Faça esses pagamentos sempre em dias e horários diferentes.

– Dificulte o acesso a sua fazenda, mantendo as porteiras bem conservadas e fechadas com cadeados.

– Não comente sobre grandes vendas e evite manter altas quantias de dinheiro ou joias na fazenda. O lugar mais seguro para guardá-los é uma agência bancária.

Oriente os funcionários a não fornecerem informações sobre a propriedade e seus donos a pessoas estranhas.

– Em caso de assalto, não reaja! Sua vida é mais valiosa do que qualquer bem! E se possível, procure observar a fisionomia dos bandidos para facilitar o reconhecimento, além de anotar placas e características dos veículos usados no roubo.

Informações PM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *