Alimentos orgânicos, vantagens e desvantagens?

 

Os alimentos orgânicos são cultivados sem fertilizantes, agrotóxicos ou pesticidas. Só com esta informação, já podemos imaginar que ele é melhor para nosso organismo. Mas quais as vantagens e desvantagens desses alimentos?

Vantagens

São produtos limpos, saudáveis e seu cultivo é feito em um sistema que respeita a natureza, a preservação dos recursos naturais e os próprios alimentos.

Os orgânicos são mais saborosos. Por não usarem produtos agrotóxicos na sua produção, seu sabor e aroma são mais reais e intensos, além de serem mais nutritivos.

São mais do que simples alimentos sem agrotóxicos. Eles respeitam, através de sua produção, o uso equilibrado do solo e os recursos naturais como água, plantas, animais e insetos, conservando-os a longo prazo.

Os produtos de origem animal, como carnes, leite e ovos também podem ser orgânicos. São chamados assim quando o uso de antibióticos é evitado e não existe a utilização de hormônios de crescimento.

Os produtos orgânicos devem ser certificados com um selo de certificação, fornecido pelas Associações independentes de agricultura orgânica. O selo de certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

Desvantagens

A aparência desses alimentos não são tão boas quanto os alimentos convencionais, devido à cultivação ser de forma natural, e geralmente os alimentos tendem a serem menores, com cores menos chamativas. As cascas podem apresentar manchas devido aos ataques de insetos.

Os alimentos orgânicos são um pouco mais caros que os convencionais. O custo é devido a vários fatores como o tipo de produção, o tamanho da área cultivada (os alimentos são produzidos em menor escala) e o custo da mão de obra. Ou seja, o custo total pode ser até 40% mais caro que na agricultura tradicional. Por isso, paga-se mais para comprar alimentos orgânicos.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *